Curso Reforma, da Saint-Gobain, insere 53% das alunas no mercado da construção
Texto: Reddção Revista Anamaco
Prestes a realizar a terceira edição de seu curso Reforma, que tem como objetivo auxiliar na recolocação de mulheres em situação de vulnerabilidade no segmento de construção a seco, a Placo, marca da Saint-Gobain Produtos Para Construção, celebra que 53% das alunas participantes da primeira turma, realizada em 2022, estão inseridas no mercado de trabalho da construção civil.
O projeto conta com uma segunda turma de alunas formadas em julho deste ano e com previsão da terceira no início de dezembro. Atualmente, com foco em mulheres da região de São Paulo, a iniciativa prevê a expansão para novas cidades e Estados em 2024, mais do que dobrando o total de beneficiadas hoje.
Além do retorno ao mercado de trabalho, 80% das participantes relataram utilizar os novos conhecimentos obtidos no Reforma para aprimorar suas próprias residências, melhorando sua qualidade de vida.
Ocorrida no final do mês de julho, a segunda edição do projeto contou com a participação de 12 mulheres, que assistiram a mais de 40 horas de treinamento, na fábrica da Quartzolit, em Jandira (SP). A programação contou com uma introdução de edificações, um módulo intensivo de construção a seco e noções básicas sobre empreendedorismo.
Sara Rogati, analista de Transformação Organizacional na Saint-Gobain Produtos para Construção e uma das idealizadoras da iniciativa, explica que, além de oferecer capacitação intensiva em construção a seco para essas mulheres, o projeto usa da rede de contatos da multinacional de construção para indicar o serviço delas, de forma a auxiliar sua inserção no mercado.
A expectativa é que, a partir do próximo ano, a iniciativa aconteça quatro vezes ao ano, em diferentes Estados do País, capacitando mais de 60 mulheres em construção a seco.
Foto: Divulgação