Custos aceleram
Texto: Redação Revista Anamaco
O Índice Nacional de Custo da Construção - M (INCC-M), calculado pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV IBRE), apresentou uma variação de 0,26% em dezembro, marcando uma aceleração frente a taxa de 0,10% registrada no mês anterior. Com isso, de janeiro a dezembro de 2023, o indicador acumulou alta de 3,32%.
Nesse cenário, a taxa do índice relacionada a Materiais, Equipamentos e Serviços apresentou uma alta, passando de queda de 0,12% em novembro para elevação de 0,28% em dezembro. Dentro desse grupo, a taxa relativa a Materiais e Equipamentos teve uma variação de 0,30% em dezembro, o que representa um aumento em relação à retração de 0,17% observada no mês anterior. A variação relativa a Serviços, por sua vez, passou de 0,39% em novembro para 0,09% em dezembro.
Em contrapartida, o índice referente à Mão de Obra aumentou 0,23% em dezembro, comparado à variação de 0,42% no mês anterior. Brasília (DF), Belo Horizonte (MG), Recife (PE), Rio de Janeiro (RJ), Porto Alegre (RS) e São Paulo (SP) experimentaram uma aceleração. Por outro lado, Salvador (BA) recuou em sua taxa.
Foto: Adobe Stock