Custos da construção sobem 1,45% em março, aponta pesquisa do IBGE - Revista Anamaco

Custos maiores

Custos da construção sobem 1,45% em março, aponta pesquisa do IBGE

Texto: Redação Revista Anamaco

O Índice Nacional da Construção Civil (Sinapi), divulgado hoje (09 de abril) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), subiu 1,45% em março e ficou 0,12 ponto percentual acima da taxa de fevereiro (1,33%). Com esse resultado, no primeiro trimestre do ano, o indicador acumula aumento de 4,84% e, nos últimos 12 meses, 14,46%.
Em março, a principal influência no resultado foi a alta no custo do material (2,2%), com ligeira queda em relação a fevereiro (2,35%). Em 12 meses, entretanto, a elevação chega a 24,61%. “A parcela do material fecha o primeiro trimestre com uma série de três meses em desaceleração”, explica Augusto Oliveira, gerente da pesquisa. “Mesmo com essa desaceleração, esta variação está entre as sete maiores registradas desde 2013, com o início da desoneração da folha de pagamento”, completa.
Entre as altas mais significativas, o destaque fica com o aço, que reúne insumos como vergalhão, tubo de condução, arames e vigas, entre outros, e impactou uma média de 20 Estados. brasileiros. Insumos como lajes, que necessitam de aço em sua produção, também apresentaram variações em diversas localidades.
A parcela da mão de obra, por sua vez, elevou-se em 0,47% e deve-se a acordos coletivos em Mato Grosso, Bahia e Amapá.

Foto: Adobe Stock

Custos da construção sobem 1,45% em março, aponta pesquisa do IBGE
Compartilhe esse post:

Comentários