Custos variam 0,10% em novembro
Texto: Redação Revista Anamaco
O Índice Nacional de Custo da Construção - M (INCC-M), calculado pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV-Ibre), apresentou alta de 0,10% em novembro, marcando uma desaceleração leve frente ao aumento de 0,20% registrado no mês anterior. Com isso, no acumulado do ano, o INCC-M registra crescimento de 3,05% e, nos últimos 12 meses, a variação atinge 3,33%.
Já a taxa do índice relacionado a Materiais, Equipamentos e Serviços apresentou uma queda, passando de 0,14% em outubro para -0,12% em novembro. Dentro desse grupo, a taxa relativa a Materiais e Equipamentos teve uma retração de 0,17% em novembro, o que representa uma redução em relação aos 0,07% observados no mês anterior, enquanto a variação relativa a Serviços passou de 0,79% em outubro para 0,39% em novembro.
Em contrapartida, o índice referente à Mão de Obra aumentou 0,42% em novembro, comparado à variação de 0,29% em outubro. Nesse cenário, Brasília (DF), Belo Horizonte (MG), Recife (PE) e Porto Alegre (RS) experimentaram uma desaceleração. Por outro lado, Salvador (BA), Rio de Janeiro (RJ) e São Paulo (SP) surpreenderam com um incremento em suas taxas.
Foto: Adobe Stock