De portas abertas
04/04/2017
Está aberta, oficialmente, a 23ª edição do Salão Internacional da Construção (Feicon/Batimat). A exposição, que será realizada até o próximo sábado (08 de abril) no São Paulo Expo, em São Paulo, foi inaugurada com a presença de autoridades e representantes do segmento da construção.
Fernando Fischer, CEO da Reed Exhibitions Alcantara Machado, organizadora da feira, deu boas vindas aos visitantes e agradeceu à equipe pela dedicação para fazer a Feicon Batimat neste novo momento.
Em seguida, José Romeu Ferraz Neto, presidente do SindusConSP, lembrou das dificuldades que o segmento enfrentou ao longo dos últimos 28 meses, com mais de um milhão de desempregados no período. “Não vemos perspectivas a curto prazo, mas a médio prazo. Estamos extremamente confiantes de que o governo está adotando todas as medidas necessárias para que possamos, já no começo do ano que vem, ter um horizonte mais amplo”, observou.
FOTOS: ALAN MORICI
Entre os presentes, Claudio Conz, presidente executivo da Associação Nacional dos Comerciantes de Material de Construção (Anamaco), reforçou a importância da construção do São Paulo Expo e dos esforços do Governo Estadual para concretizar o projeto, enfatizando a vocação de São Paulo para eventos e negócios. "A indústria da construção do Brasil está aqui hoje e busca melhorar a qualidade e os produtos. Serão mais de dois mil lançamentos, que comprovam a dimensão do evento”, destacou.
Segundo Conz, a feira deverá gerar, durante os cinco dias, mais de R$ 500 milhões em negócios e pediu ao governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin, um programa facilitador, como uma postergação do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) sobre as transações comerciais efetivadas na feira. “Às vezes, um incentivo pode ajudar a dobrar a quantidade de negócios fechados”, acredita.
Conz destacou que o varejo de material de construção teve um resultado muito positivo em março, com as vendas registrando incremento de 10% sobre fevereiro, mostrando que o comércio está consolidando o crescimento. “O varejo está mostrando que estamos em um patamar diferenciado”, revelou.
O governador Alckmin, por sua vez, destacou os diversos projetos de Parceria Público Privada (PPP) para habitação e infraestrutura, como a revitalização do centro da capital paulista, onde estão sendo entregues 3.200 apartamentos. ”Lançaremos outro projeto em Guarulhos, na Grande São Paulo, além de concessões de rodovias. e aeroportos executivos. A infraestrutura, moradia, saneamento e construção serão os grandes geradores de emprego no futuro, uma vez que a tecnologia tira emprego das pessoas”, salientou o governador.
A expectativa da organizadora é de que mais de 90 mil pessoas visitem a exposição, que contará, ainda, com debates, palestras e seminários para atualização profissional.