Deic apreende fios e cabos em ação de combate ao mercado ilegal de produtos
Texto: Redação Revista Anamaco
O Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic), por meio da 3ª Divisão de Investigações sobre Crimes contra o Patrimônio (DISCCPAT), realizou uma operação de combate ao mercado ilegal na fábrica e depósitos da marca Teenflex.
A operação, realizada em São Paulo, em 01 de julho, contou com apoio técnico do Sindicato da Indústria de Condutores Elétricos, Trefilação e Laminação de Metais Não Ferrosos do Estado de São Paulo (Sindicel) e da Associação Brasileira pela Qualidade dos Fios e Cabos Elétricos (Qualifio).
Ao todo, a ação teve com resultado a apreensão de 14.100 rolos irregulares; mais de 100 rolos finalizados e grande quantidade de cabos irregulares empregados na fabricação de extensões; mais de 50 pallets, com aproximadamente 12.000 rolos com cabos irregulares; e mais de 2.000 rolos de diversas bitolas.
De acordo com o Sindicel, esses produtos, fora de norma, vêm sendo comercializados, de forma recorrente, por intermédio das maiores plataformas de e-commerce, chegando, inclusive, a ter lojas oficiais em algumas delas, como Mercado Livre e Amazon.
Os fios e cabos possuem certificação compulsória e nenhum produto fora de norma pode ser comercializado.
Foto: Divulgação