Denver Impermeabilizantes e Soprema Group unem forças para crescer
Texto: Redação Revista Anamaco
Com 37 anos de operação no mercado brasileiro, a Denver Impermeabilizantes passou, em 08 de dezembro último, ao controle acionário da Soprema Group, multinacional francesa em fundada em 1908, atuante no segmento de impermeabilização, isolamento hídrico e acústico, entre outros, com mais de 9.000 colaboradores, 73 unidades industriais, 90 empresas no mundo e presente no Brasil desde 2012.
A transação foi resultado de um processo de cinco anos, que culmina com a união de forças e sinergias, que permitirá à Denver ampliar sua presença no Brasil e no mundo e à Soprema, efetivar sua presença na América Latina. “É um casamento perfeito. Teremos um suporte operacional fantástico”, afirma Sergio Guerra, diretor-Geral da Denver.
Segundo o executivo, o Brasil é considerado pela Soprema o grande destaque no mercado sul-americano. “Nesse contexto, a Denver Impermeabilizantes é o par perfeito para alavancar os negócios na região, devido ao seu desempenho no mercado de impermeabilização e atuação muito próxima aos valores do Grupo Soprema”, afirma Guerra, destacando a elevada reputação da empresa junto às construtoras do Brasil e na boa participação no mercado de varejo.
A administração não muda, bem como a marca. A logomarca da Denver passa a incorporar a referência à Soprema Group, reforçando o posicionamento da empresa no mercado, agora com o endosso da Soprema.
O portfólio de produtos Denver se mantém, mas passa a contar, também, com as soluções fabricadas pela Soprema no Brasil e, gradualmente, os produtos fabricados em outras unidades do Grupo no mundo. Dessa forma, o varejo passa a ter outras opções nas áreas de impermeabilização e isolamento térmico e acústico, itens que também fazem parte das áreas de atuação do Grupo. A intenção da Denver é levar ao mercado inovações que facilitem a aplicação dos produtos.
A união entre as companhias permitirá compor um portfólio mais completo, mantendo a cultura brasileira de proximidade com os clientes, desde a fase de projeto das obras. “Temos muito a contribuir para a evolução do mercado sul-americano. Entre os principais propósitos está a introdução de novos e inovadores conceitos de sustentabilidade e eficiência energética, como a extensão da cultura da empresa, com enfoque para novos produtos e matérias-primas que reduzam o consumo de energia e o impacto no meio ambiente. Este será um norte fundamental para tudo que faremos no Brasil”, avalia o executivo.
Depois de registrar resultados positivos em 2020, com crescimento em dois dígitos, e superar os desafios impostos pela pandemia e pelas dificuldades de aquisição de insumos, Guerra espera que 2021 de mais equilíbrio, que permitirá a realização de bons negócios. “O ano passado foi de muito aprendizado. Se neste ano, o mercado estiver normalizado, esperamos um crescimento expressivo”, afirma. Guerra.
A Denver conta duas unidades fabris, localizadas em Feira de Santana (BA) e Suzano (SP), 160 colaboradores diretos e cerca de cem agentes da área comercial, o que permite oferecer um pacote de solução e inovação. Guerra afirma que há planos de investimentos tanto para as fábricas como para a expansão dos negócios, mas não revela montante ou prazos.
A integração entre as equipes e portfólio de produtos já foi iniciada, em ritmo acelerado, e o crescimento orgânico é parte das estratégias das empresas, que também prevê expansão por meio de aquisições e parcerias. “O Grupo Soprema no mundo duplica de tamanho a cada cinco anos. Para o Brasil, esperamos até mais, com crescimento rápido”, finaliza Guerra.
Fotos: Divulgação