Desempenho afetado pelo pessimismo
Estudos da Associação Brasileira da Indústria de Materiais de Construção (Abramat) apontam que, em setembro, as vendas das indústrias do setor registraram elevação de 5,2% em relação a agosto. Já na comparação com setembro do ano passado, os negócios recuaram 5,7%. No acumulado do ano houve redução de 6,5% nas vendas e sobre os últimos doze meses, retração de 4,9%.
Na análise de Walter Cover, presidente da entidade, o crescimento sobre agosto não foi suficiente para recuperar a forte queda registrada no primeiro semestre. “Com apenas um trimestre pela frente, teremos em 2014 uma redução no faturamento real da indústria quando comparado a 2013. O mercado foi duramente afetado pelo pessimismo em relação à economia, reforçado pela perda de dias úteis em função da Copa do Mundo e feriados, bem como pelo aumento nas importações”, afirma.
O executivo acrescenta que, por conta da queda em relação a setembro do ano anterior, a previsão para o fechamento de 2014 foi novamente revisada e aponta, agora, para uma redução de 4% em relação ao ano passado.
Os números do estudo mostram, ainda, que os empregos na indústria ficaram estáveis na comparação com agosto, mas tiveram crescimento de 2,7% em relação a setembro de 2013.