Desempenho do varejo físico e on-line
Texto: Redação Revista Anamaco
A Cielo acaba de divulgar a pesquisa “ICVA Pós Black Friday 2021” com informações sobre o movimento no comércio entre os dias 25 e 28 de novembro. O estudo mostra que, no período, o varejo total registrou crescimento de 6,9% em relação ao ano passado. O destaque ficou por conta do desempenho do e-commerce, cuja alta chegou a 16,4%.
A pesquisa mostra, ainda, que na comparação com a Black Friday 2019, o varejo total, este ano, faturou 3,8% a menos. Na análise setorial, o segmento de turismo e transporte foi o que apresentou melhor desempenho, atingindo alta de 46% sobre 2020. O varejo de material de construção não foi beneficiado pela data e retraiu 8,8% em comparação ao ano anterior.
Levantamento obtido pelo Valor, da consultoria Virtual Gate, mostra que o tráfego nas lojas de móveis, construção, farmácias, moda e itens de uso pessoal ficou abaixo do esperado. De acordo com a consultoria, a expectativa era de aumento entre 5% e 10% no movimento em relação a 2020, mas esse percentual ficou em 1,6% na Black Friday.
Heloísa Cranchi, diretora da Virtual Gate, observa que essa alta foi tímida sobre o ano passado, período em que a maioria das lojas estava fechada por conta do pico da pandemia de coronavírus, e destaca que o que inibiu a ida às lojas, além da renda em queda nas classes C e D, foi o receio de algumas pessoas de circularem em certas praças por causa da Covid-19.
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