Dexco aposta em gamificação para combinar produtos e harmonizar ambientes - Revista Anamaco

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Dexco aposta em gamificação para combinar produtos e harmonizar ambientes

Texto: Redação Revista Anamaco

A Dexco, detentora das marcas Deca, Portinari, Hydra, Duratex, Castelatto, Ceusa e Durafloor, acaba de lançar um jogo, em cartas físicas e aplicativo, para apoiar consumidores e arquitetos a entender quais são os elementos que compõem os espaços de interiores e ajudar a harmonizar as soluções oferecidas pelas suas marcas na hora de reformar ambientes. 
Desenvolvido em parceria com a consultoria CoolHow, assessoria de construção de conteúdos e inteligência de negócio para geração de aprendizagem, o jogo, chamado DEXmood, é fundamentado em conceitos como a psicologia das cores, neurociência, e a teoria de Gestalt no design gráfico. Foram criadas duas jogabilidades: a Easy e a Pro (profissional), e as descobertas vão depender do modo de jogar e fazer as escolhas. O objetivo é simplificar as reformas e facilitar a combinação de produtos por meio da inteligência consolidada com suas marcas, em diferentes categorias, com amplos portfólios.
O lançamento faz parte da estratégia da companhia de se aproximar dos consumidores e profissionais, movimento que tem se intensificado nos últimos anos, e de deixar mais claro para as pessoas a força do conjunto de suas marcas. “Estamos lançando um guia de harmonizações, que virou um game, mas na verdade é uma valiosa ferramenta de dados, um sistema que une todas as coleções das marcas da companhia e que mostra uma boa parte da inteligência da empresa de uma forma unificada, sinérgica e integrada para arquitetos e consumidores”, conta Marina Crocomo, diretora de Marketing e Design da Dexco. 
Marcele Brunel, head do Design Office da Dexco, responsável pela execução do projeto, explica que na jogabilidade 1, modo Easy, o intuito foi atender a diferentes estilos de personas da reforma e do processo de influência. 
Ela explixa que, em uma pesquisa realizada pela Dexco, foram identificadas quatro personas na jornada da reforma e, para atender três delas, a empresa criou a jogabilidade 1: o inexperiente, que está em um caminho inicial e não entende muita coisa de reforma; o ponderado, que busca o equilíbrio, mas ainda está em uma linha de escolha segura; e o pragmático, perfil totalmente prático, quer algo que vai dar certo e busca não se estressar. 
Para o consumidor, a dinâmica é direcionada. Ele terá cartas de mood, cartas de emoção, cor, textura, forma, depois chegará nas cartas de produtos e, por fim, conhecerá o ambiente ideal para ele. “Se algumas escolhas durante o percurso não derem match no final, ele volta ao passo anterior, para poder fazer as junções necessárias e criar o seu ambiente”, explica Marcele.
Já para atender a quarta persona identificada como “rato de reforma”, aquele perfil de consumidor que não é especialista, mas é uma pessoa antenada, que quer experimentar, criar, desenvolver novas opções de ambientes, junto com os arquitetos e os designers, criou a jogabilidade 2, modo Pro.
Marcele frisa que a diferença entre as duas modalidades é que a destinada para especificadores - arquitetos e profissionais experientes que buscam uma abordagem prática para a concepção e condução de projetos de arquitetura - tem um raciocínio mais livre no processo de composição de ambientes, com orientações e dicas de harmonização, pelas quais eles conhecerão o racional que a Dexco usa internamente. E aquela voltada para o público em geral, tem um raciocínio mais literal e simplificado para ajudar as pessoas a encontrarem a melhor solução para suas casas e ambientes, sem erro. “A primeira coisa que o usuário vai definir dentro do aplicativo é qual a emoção que ele deseja traduzir em seu ambiente de reforma. Se ele quer um ambiente que transmita calma, ou que transmita alegria, entre outras. A partir daí, vai ter as cartas de estilos que transmitem aquela emoção. E depois, vinculados a esses elementos, os produtos que os representam. Tudo vai sendo conectado”, salienta Marcele.

Foto: Divulgação

 

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