Dexco encerra terceiro trimestre com lucro líquido de R$152 milhões - Revista Anamaco

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Dexco encerra terceiro trimestre com lucro líquido de R$152 milhões

Texto: Redação Revista Anamaco

A Dexco, detentora das marcas Deca, Portinari, Hydra, Duratex, Castelatto, Ceusa e Durafloor, acaba de divulgar os resultados do terceiro trimestre. De acordo com os dados apresentados, a empresa registrou lucro líquido de R$ 152 milhões no período, em linha com o resultado registrado no mesmo trimestre do ano passado se considerada o resultado da LD Celulose no 3T23.
Ainda, somados os resultados da LD Celulose no 3T23, o EBITDA Ajustado e Recorrente Pro forma do trimestre foi de R$ 461 milhões, crescimento de 11,0% na comparação com o 3T22, com uma margem EBITDA de 16,3%. Os números comprovam a resiliência da empresa mesmo diante de um contexto econômico desafiador para diversos dos segmentos de atuação da Dexco. “Temos dito que o ano de 2023 tem sido bastante desafiador, mas seguimos focados em iniciativas para melhoria de nossas operações e estamos atuando em nossas diversas frentes para garantir que a companhia continue atendendo a seus clientes e consumidores com alto nível de serviço, com marcas fortes e com um caminho claro para crescer”, destaca Antonio Joaquim de Oliveira, CEO da Dexco.
Nesse cenário, a Divisão Madeira, que reúne as marcas Duratex e Durafloor, apresentou Receita Líquida de R$ 1,1 bilhão, abaixo da marca de R$ 1,3 bilhão alcançada há um ano, porém com crescimento de 3,6% no EBITDA, que chegou a R$ 285,9 milhões, com margem de 24,9%, também em crescimento. 
De acordo com o executivo, esse resultado reflete sinais de aquecimento do mercado de painéis de madeira e o sucesso das ações implementadas pela companhia para otimizar o resultado de suas operações na divisão.
Divisão Acabamentos para a Construção continuou sendo mais impactada pelas condições desafiadoras do mercado. A unidade de Louças e Metais, com as marcas Deca e Hydra, apresentou Receita Líquida de R$ 388,9 milhões, queda de 28,2% na comparação com o terceiro trimestre de 2022. “Estamos implementando ações para adequação da nossa produção e equalização de estoques, o que consideramos um caminho necessário para o futuro, deixando nossa operação resiliente e ágil para poder reagir aos estímulos do mercado”, comenta o CEO.
A unidade de Revestimentos, que atua com as marcas Ceusa, Portinari e Castelatto, também continuou em momento desafiador, com queda de 24,2% na Receita Líquida, no patamar de R$ 232,2 milhões. “A unidade também passa por uma importante adequação no parque fabril, para fazer frente ao atual cenário econômico. É importante ressaltar que já foi possível perceber evolução do market share no dentro do trimestre.”, destaca Oliveira.
Já o negócio de Celulose Solúvel, representado pela LD Celulose, joint venture entre a Dexco e a austríaca Lenzing, teve performance positiva no trimestre, com a operação rodando com excelente ocupação da capacidade instalada. Com isso, a Receita Líquida recorrente da operação se manteve estável, com margem bastante representativa, que chegou a 61,3%, e possibilitou a importante contribuição de R$ 173,1 milhões ao EBITDA Ajustado e Recorrente Pro forma trimestral da Dexco. “O resultado obtido pela LD Celulose mostra que temos sido bem-sucedidos na nossa estratégia de diversificação. É importante que a empresa tenha estradas de crescimento variadas, que protegem o seu resultado em momentos desafiadores para algumas das suas unidades de negócios. Por isso é tão importante inovar sempre e buscar maximizar a capacidade de receita dos nossos ativos”, finaliza.

Foto: Divulgação

 

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