Economia

Dívidas em queda

De acordo com a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (PEIC), realizada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (Fecomercio), a porcentagem de paulistas endividados caiu de 52,8% em março para 48,3% em abril.
Em números absolutos, somente na capital paulista, o total de endividados recuou para 1,73 milhão de famílias, 160 mil a menos em relação ao mês anterior.
Na análise da assessoria técnica da entidade, a elevada confiança do consumidor paulista nas bases da economia e o bom nível de ocupação auxiliaram na redução da população endividada.
A pesquisa registrou, ainda, retração no total de paulistas com contas em atraso. Em março, elas eram 17,2% do total de famílias e, em abril, 14,3% encontravam-se nessa situação. Do mesmo modo, o total de inadimplentes, ou seja, as famílias que não terão condição de pagar total ou parcialmente suas dívidas, registrou recuo e ficou em 5,1%, o que reforça que os paulistas estão conseguindo administrar seus recursos e pagar suas dívidas.
O cartão de crédito continua sendo o vilão do endividamento. Cerca de 70% dos paulistas têm alguma dívida devido às compras pagas com essa modalidade. Em seguida, aparecem os carnês, com 20,1%. A terceira forma mais comum de dívida é o crédito pessoal, utilizado por 11,5% das famílias paulistas.

Dívidas em queda
Compartilhe esse post:

Comentários