Sob controle

Dívidas honradas

Mesmo com o dia dos Pais - a melhor data comemorativa do varejo este ano, até o momento -, agosto não apresentou alta na inadimplência mensal. A inadimplência do consumidor registrou queda de 5,1% no mês, na comparação com julho, a maior queda mensal verificada desde maio passado.
Segundo o Indicador Serasa Experian de Inadimplência do Consumidor, a melhora na conjuntura econômica e o efeito calendário, considerando que agosto teve dois dias úteis a menos que julho, contribuíram para esse resultado. Os acumulados de janeiro a agosto de 2009 na relação com os mesmos meses de 2008, a inadimplência, mesmo perdendo fôlego, apontou crescimento de 9,5%.
De acordo com os analistas, a recuperação econômica, a partir da metade de abril, com queda dos juros, recuperação do emprego, maior confiança do consumidor e retorno do crédito, tem contribuído para o decréscimo gradual da inadimplência no período.
Na relação anual, agosto deste ano com o mesmo mês do ano passado, a evolução da inadimplência foi de 7%, repetindo o patamar da relação julho 2009/2008. Na comparação, agosto representou o percentual mais baixo desde março deste ano (16,6%).
As dívidas com bancos lideraram o ranking de representatividade, no período de janeiro a agosto de 2009, com uma participação no indicador de 44,2%. Em seguida estão as dívidas com cartões de crédito e financeiras (36,5%). Em terceiro lugar, aparecem os cheques sem fundos (17,4%). Encerram o ranking os títulos protestados (1,9%).

Dívidas honradas
Compartilhe esse post:

Comentários