Docol anuncia plano de expansão e construção de nova fábrica em Minas Gerais
Texto: Redação Revista Anamaco
Com 65 anos de atividades celebrados em agosto, a Docol está atravessando o atual período de crise econômica brasileira na bonança, puxada pelo aquecimento dos setores de construção civil, arquitetura e decoração e pela retomada do mercado internacional, que refletiram num aumento de 20% nas vendas da marca. Nesse cenário, a companhia prevê alcançar, pela primeira vez, um faturamento acima dos R$ 800 milhões em 2021.
A combinação de um perfil diligente nas contas, com foco em design, inovação e sustentabilidade, e atento às necessidades dos consumidores e oportunidades do mercado, criou a musculatura necessária para o próximo ciclo de investimentos. Dessa forma, até 2026, pretende investir R$ 500 milhões em sua expansão e, com isso, criar o caminho para chegar a um faturamento anual de R$ 2 bilhões até 2028.
Guilherme Bertani, presidente da Docol, explica que o total do investimento será por meio de capital próprio da empresa e inclui possíveis aquisições, a construção de uma fábrica de louças sanitárias em Poços de Caldas (MG), a ampliação da atual estrutura de produção de metais sanitários instalada em Joinville (SC) e a inauguração de um showroom em São Paulo.
O executivo observa que a Região Sudeste é a maior consumidora de material de construção do País. Por isso, a decisão de implantar essa unidade em Poços de Caldas. “O ganho logístico, que se refletirá em melhores margens de negociação com nossos fornecedores, mas também por todo o reconhecimento que obtivemos do município no fomento à economia e geração de empregos diretos e indiretos na região”, reforça.
Outro projeto em curso, com previsão de inauguração entre o fim deste ano e início do próximo, é o novo showroom da Docol, que está sendo construído na Avenida Gabriel Monteiro da Silva, no bairro dos Jardins, na capital paulista. O empreendimento será voltado aos clientes, arquitetos e decoradores, que poderão testar os últimos lançamentos e promover encontros no local. “Tudo vai ser muito interativo e favorecerá a experiência do visitante, o contato com elementos naturais, como a água, que permeia a essência da Docol. É mais um estreitamento de laços que fazemos com os grandes centros comerciais, em busca de um objetivo maior que é a pulverização da nossa marca pelo Brasil”, justifica.
Em junho, a empresa firmou acordo de aquisição da fábrica em Joinville da multinacional suíça Franke e, em 2019, fez a aquisição do controle da Mekal em São Paulo. “A Docol também pretende entrar em novas categorias de produtos, diversificando o seu atual portfólio de mais de 2.400 itens, a maioria voltada para as classes A e B. Queremos, ainda, aumentar a nossa presença internacional, consolidando a liderança na exportação de metais sanitários, que hoje é direcionada a mais de 30 países”, conta o CEO.
O executivo antecipa que, quando a nova unidade fabril da Docol estiver em pleno funcionamento, entre 2023 e 2024, a companhia planeja figurar entre as três maiores fabricantes de louças sanitárias do País. “Nosso projeto prevê um investimento de R$ 300 milhões nos próximos anos, ao longo de quatro fases. Teremos capacidade de produzir mais de 300 mil produtos por mês. A fábrica deverá gerar cerca de 500 empregos diretos e 4.000 indiretos na região”, adianta Bertani.
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