Duratex celebra 70 anos e mira novos segmentos para ampliar atuação até 2025 - Revista Anamaco

Empresas

Duratex celebra 70 anos e mira novos segmentos para ampliar atuação até 2025

Texto: Redação Revista Anamaco

A Duratex S.A. acaba de completar 70 anos de atividades. De acordo com a companhia, o aniversário da empresa, comemorado em dia 31 de março, celebra uma história de conquistas pautadas na evolução de seus processos de gestão, em uma cultura organizacional robusta, no crescimento por meio de investimentos em novos negócios e constante aprimoramento industrial, com foco no desenvolvimento sustentável do negócio.
O Grupo, que atua por meio de suas marcas Deca, Hydra, Ceusa, Durafloor, Duratex e Portinari, chega a sete décadas com mais de 13 mil colaboradores, distribuídos por suas unidades no Brasil e na Colômbia, e com um plano estratégico, que visa expandir sua atuação até 2025.
Esse planejamento, de acordo com Antonio Joaquim de Oliveira, presidente da Duratex, é constituído por três eixos principais: Negócios Atuais, Novos Negócios e Inovação & Transformação Digital. No primeiro, a intenção da companhia consiste em consolidar seus resultados, com a meta de, até 2022, elevar a receita líquida em R$1bi.
Quanto aos Novos Negócios, a empresa definiu como objetivo o desenho de um plano de crescimento inorgânico. “O processo é pautado pela expansão da atuação da Duratex para novos segmentos sempre respeitando a aderência ao propósito da companhia de oferecer soluções para melhor viver”, garante o executivo.
Para estimular a inovação e a transformação digital, a empresa prevê a execução do plano de ação definido em 2020, cuja estratégia tem foco na experiência dos clientes, contando com projetos que tragam flexibilidade, agilidade e simplificação, levando a uma maior fidelização. “A companhia aposta na aproximação do ecossistema empreendedor, trazendo startups que tenham sinergia para participar do processo de transformação”, explica.
A Duratex deverá, ainda, investir na modernização de suas plantas, empenhando mais competitividade, segurança e flexibilidade à operação industrial. Um exemplo é a fábrica de revestimentos cerâmicos de Urussanga (SC), a primeira fábrica integralmente inserida no conceito 4.0 do País. “Esse espírito de crescimento contínuo, de ética e de valorização profissional fazem com que a Duratex seja uma grande referência no Brasil e no mundo por todo legado que está deixando e que ainda está em construção. Tenho certeza de que essa continuará sendo uma história de muito sucesso”, destaca o executivo.
De acordo com ele, o Grupo encerrou 2020 com receita líquida de R$ 5.879,6 milhões, 17,3% superior ao registrado em 2019 e que representou o resultado mais significativo na história da companhia. Mesmo diante de um cenário bastante desafiador, em meio à pandemia de coronavírus, o desempenho positivo obtido pela companhia, na avaliação de Oliveira, é fruto de uma grande agenda interna, que ganhou mais força ao longo dos últimos cico anos, e do contínuo aquecimento da demanda e da rápida adequação às externalidades ao longo do ano passado. O ganho de market share em todas as divisões de negócio, bem como os reajustes de preços e melhorias operacionais, impulsionaram as margens da companhia. “Nossa trajetória é marcada por uma forte veia empreendedora, o que nos fez trilhar um caminho de crescimento sustentável ancorado no propósito de desenvolver soluções para melhor viver. Aqui na Duratex, acreditamos que os bons resultados são fruto de um trabalho coletivo e nossa principal força são os nossos colaboradores. Essa sinergia e valorização das pessoas, aliadas à solidez financeira alcançada graças a uma estratégia com foco no longo prazo, nos dão inúmeros motivos para celebrar o marco dos 70 anos da companhia”, finaliza.

Foto: Divulgação

 

Duratex celebra 70 anos e mira novos segmentos para ampliar atuação até 2025
Compartilhe esse post:

Comentários