Eficiência operacional assegura conquistas à Mexichem Brasil em 2017
Texto; Redação Revista Anamaco
A Mexichem Brasil, subsidiária brasileira da Mexichem, alcançou em 2017 importantes resultados em sustentabilidade e em gestão de pessoas. Os dados integram o Comunicação de Progresso (COP), registro divulgado recentemente que detalha, anualmente, as principais iniciativas realizadas pela empresa. O documento faz parte do compromisso firmado pela matriz da Mexichem no Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU), do qual é signatária.
Mesmo com um cenário político e econômico instável, a companhia conseguiu manter o volume de vendas planejado para o período. Isso graças aos resultados das ações implementadas nas suas sete plantas voltadas à melhoria de performance e ao lançamento de novos produtos, incluindo a entrada em novos segmentos. “Estamos concentrados em produtos que agregam valor. Vamos seguir o rumo das inovações e consolidar a nossa excelência operacional, para estarmos preparados para o crescimento, que esperamos que ocorra, mesmo que timidamente, em 2018”, afirma Henio de Nicola, diretor Geral da Mexichem Brasil.
Outra importante conquista foi a redução no consumo de água nas unidades fabris pelo segundo ano consecutivo. No comparativo com o período anterior, que já havia registrado uma queda de 17%, 2017 apresentou uma redução de 7%. Isso equivale a mais de 10 mil litros de água e abrange as sete plantas da Mexichem no Brasil: duas em Joinville (SC); Sumaré (SP); Suape (PE); Ribeirão das Neves (MG); Anápolis (GO) e São José dos Campos (SP). “Ano após ano, estamos conseguindo reduzir de forma considerável o consumo de água nas nossas unidades. Isso é fundamental, pois a crise hídrica é uma realidade e o uso consciente deste recurso natural faz parte do nosso dia a dia”, explica Nicola.
O ano passado marcou a conquista do menor índice de acidentes registrados nas instalações da Mexichem no País. Foram cinco no total. A média de dias perdidos resultantes de acidentes foi de 1,45, contabilizando apenas 30 dias perdidos.
Em 2017, novas ações foram realizadas para criar diversas alternativas no tratamento de materiais e resíduos que antes eram destinados aos aterros sanitários. Houve uma redução de 1,5% no total de resíduos, que representam 90 toneladas, que antes eram enviados a esses locais. Já o consumo de energia obteve, uma redução de 32% se comparado com o mesmo período do ano anterior.
Essas e outras iniciativas de reciclagem, logística reversa ou mesmo de coprocessamento reafirmam o compromisso da empresa em intensificar suas ações na gestão de resíduos para que haja gradualmente uma diminuição do descarte inadequado desses materiais.
O comprometimento da empresa também abrange a temática social. Por isso, foram mantidas as seguintes parcerias de sucesso: com os projetos do piloto brasileiro de paramotor Lu Marini e com o negócio social Moradigna. Neste caso há a doação mensal de produtos para a reforma de casas de regiões carentes na capital paulista em situação insalubre e também a capacitação profissional da mão de obra que trabalha nas reformas e das mulheres que residem nessas áreas.
Na área do empreendedorismo e inovação, a marca Amanco passou a apoiar o Enactus Brasil, organização internacional sem fins lucrativos dedicada a inspirar estudantes a melhorar o mundo através da ação empreendedora. A iniciativa tem o objetivo de incentivar os estudantes a desenvolver projetos que possam oferecer facilidades no dia a dia das pessoas e, consequentemente, gerar avanços em inovação. “Inovar e facilitar a vida dos consumidores são os focos da marca de tubos e conexões da Mexichem, o que justifica nosso engajamento em projetos dessa relevância”, conclui o executivo.
Foto: Divulgação/Yuri Lombardi Films