Em 2022, comércio e serviços criaram mais de 425 mil empregos em São Paulo
Texto: Redação Revista Anamaco
Em 2022, os setores de comércio e serviços criaram 425.975 novos empregos celetistas no Estado de São Paulo. De acordo com a Pesquisa de Emprego no Estado de São Paulo (PESP), da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), no ano, o comércio paulista gerou 100.784 vagas, enquanto os serviços lideraram a criação de empregos formais, com 325.191 novos postos de trabalho.
O balanço anual da Federação, revela que o último ano foi destacado por significativa expansão do mercado laboral em ambos os setores, mas com sinal evidente de arrefecimento do ritmo de expansão. Além de passado o principal período de expansão pós-pandemia, a conjuntura econômica foi mais desafiadora, principalmente diante de inflação mais alta, juros elevados e níveis de endividamento e inadimplência familiares em níveis recordes.
Segundo e entidade, essas variáveis impactam, diretamente, o poder de compra, o custo do crédito e a renda disponível para o consumo dos lares. Desta forma, reprimem a capacidade de geração de receitas empresariais e afetam a confiança das empresas para empregar mais.
Dentre as divisões do setor do comércio, o varejo liderou, com 59.738 novos vínculos empregatícios com carteira assinada, seguido pelo comércio atacadista, com 29.777 vagas celetistas. Comércio e reparação de veículos automotores respondem por 11.269 novas vagas.
Em dezembro, foram 2,83 milhões de vínculos empregatícios ativos no comércio. Dentre os segmentos de cada divisão, lideraram o acumulado do ano: hipermercados e supermercados (8.863); comércio atacadista de produtos alimentícios em geral (2.440); e comércio a varejo de peças e acessórios para veículos (2.638).
Foto: Adobe Stock