Em ambiente desafiador, Henkel divulga desempenho no terceiro trimestre
Texto: Redação Revista Anamaco
A Henkel acaba de anunciar o balanço do terceiro trimestre na empresa. No período, o desempenho comercial da companhia foi caracterizado por um ambiente de mercado cada vez mais difícil. As vendas aumentaram nominalmente, mas organicamente foram ligeiramente inferiores ao ano anterior. A margem EBIT ajustada, o EBIT e os lucros ajustados por ação preferencial (EPS) ficaram abaixo do nível de 2018, impactados principalmente pelo aumento de investimentos adicionais nos negócios de consumo e digitalização, anunciados no início do ano. “No terceiro trimestre, nossas unidades de negócios apresentaram desempenho diferenciado. O desenvolvimento da Adhesive Technologies foi afetado pelo declínio, ainda mais significativo, da demanda em indústrias chave. No entanto, a unidade teve um desempenho robusto e a margem EBIT voltou a estar em um nível muito alto”, disse Hans Van Bylen, CEO da Henkel.
Para o ano fiscal de 2019, a Henkel confirmou sua previsão. A companhia continua esperando um crescimento orgânico nas vendas de até 2%. Para a unidade de negócios Adhesive Technologies, o Grupo espera um crescimento orgânico nas vendas entre -1% e 1%. Globalmente, a companhia espera um retorno ajustado nas vendas na faixa de 16% a 17%.
Para os lucros ajustados por ação preferencial (EPS), a organização continua projetando um desenvolvimento na faixa percentual de um dígito médio a alto - abaixo do ano anterior, a taxas de câmbio constantes.
As vendas de julho a setembro aumentaram nominalmente 0,8% para 5.077 milhões de euros. Já as vendas orgânicas, que excluem o impacto dos efeitos da taxa de câmbio e das aquisições/desinvestimentos, apresentaram leve desempenho negativo de 0,3%. A contribuição de aquisições e desinvestimentos totalizou 0,4%. Os efeitos da taxa de câmbio tiveram um impacto positivo de 0,7% no crescimento das vendas.
Nesse contexto, as vendas na unidade de Adhesive Technologies atingiram 2.395 milhões de euros e cresceram 0,9% em relação ao mesmo trimestre do ano anterior. Em um clima de produção industrial enfraquecido, principalmente no setor automotivo, o desempenho orgânico nas vendas ficou negativo em 2,4%. Com 458 milhões de euros, o lucro operacional ajustado foi de -1,7% abaixo do mesmo trimestre do ano anterior. O retorno ajustado nas vendas atingiu 19,1% e ficou abaixo do nível no terceiro trimestre de 2018.
No período, os mercados emergentes conseguiram um bom crescimento orgânico nas vendas de 2,7%. Os mercados maduros apresentaram desempenho organicamente negativo nas vendas de 2,3%.
O lucro operacional ajustado (EBIT) caiu 8,2%, para 926 milhões de euros no terceiro trimestre de 2018, para 850 milhões de euros. O desempenho de vendas ajustado (EBIT) atingiu 16,7%, -1,7 ponto percentual, abaixo do mesmo trimestre no ano anterior.
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