Confiança recua

Em compasso de espera

28/04/2016

O Índice de Confiança do Comércio (ICOM) da Fundação Getulio Vargas (FGV) recuou 0,5 ponto em abril, atingindo 66,6 pontos, o terceiro menor valor da série iniciada em março de 2010. Na métrica de médias móveis trimestrais, o índice voltou a recuar (0,5 ponto), depois de três altas consecutivas.
A queda foi determinada pela piora da percepção dos empresários em relação ao momento atual, já que o indicador de expectativas subiu no mês. O Índice da Situação Atual (ISA-COM) recuou 2,5 pontos, para 59,8 pontos. Entre os componentes do ISA-COM, a queda mais acentuada ocorreu no quesito que mede o grau de satisfação com a situação atual dos negócios, que caiu 6,6 pontos em relação ao mês anterior, alcançando 60,1 pontos.
No sentido contrário, o Índice de Expectativas (IE-COM) subiu 1,5 ponto em abril, atingindo 74,8 pontos. A alta foi influenciada pelo indicador que mede o grau de otimismo com a evolução da situação dos negócios no horizonte de seis meses, que avançou 2,9 pontos em relação a março, chegando a 76,4 pontos.

Em compasso de espera
Compartilhe esse post:

Comentários