Em debate, a retomada e o futuro do consumo
Texto: Redação Revista Anamaco
O Global Retail Show 2020 está oficialmente aberto. Na manhã deste domingo, Marcos Gouvêa de Souza, diretor-geral da Gouvêa Ecosystem, promotora do evento, deu o pontapé para o início das atividades, que acontecem até sábado (dia 19). Com o tema “O Consumo do Novo Mundo”, o evento será 100% digital e pretende promover uma experiência virtual e interativa para criar oportunidades de novas conexões e networking.
No centro dos debates estará a retomada e o futuro do consumo na perspectiva global. O Global Retail Show contará com a realização de mais de 270 palestras, que pretendem mostrar como os principais players do mercado estão retomando seus negócios no período pós-Covid19. Ao todo, serão 150 horas de conteúdo, com palestras de líderes de diferentes segmentos.
Abilio Diniz, presidente do Conselho de Administração da Península Participações, iniciou sua fala dizendo que o mundo pós-pandemia será o mesmo, mas algumas tendências serão reforçadas. Na sua percepção, algumas questões vieram para ficar, como o e-commerce. “Ele já existia, mas houve um aumento muito grande porque as pessoas descobriram que podem usá-lo de maneira eficiente. Da mesma forma, o home-office também já existia, mas não da forma como é feito hoje. Haverá uma mudança na forma de trabalhar e nas formas de habitação”, disse o empresário.
O executivo destacou que não vai existir um fim de crise nem o fim da pandemia e não vai ficar marcado no futuro a data que elas chegaram ao fim. “A crise vai terminando aos poucos. porque, mesmo com as vacinas, levará um tempo para todos se imunizarem. É como em um incêndio. O fogo vai se transformando em fumaça, que vai se dissipando aos poucos”, destacou o empresário.
Marcelo Silva, presidente do Instituto para o Desenvolvimento do Varejo (IDV), por sua vez, frisou que o Global Retail Show é reflexo do arrojo e empreendedorismo de Gouvêa de Souza. “O evento tem um programação densa e tratará de temas importantes e específico para o varejo nos dias atuais”, observou.
Segundo ele, estamos vivendo um período anormal - e não novo normal - mas, que voltará a ser normal, com muito mais tecnologia, que será uma ferramenta para atender às necessidades humanas cada vez mais.
O presidente do IDV ressaltou que a inquietude dos brasileiros conscientes e responsáveis é cada vez maior. Na sua análise, o momento atual é muito difícil, que foi agravado pela pandemia, mas que requer atitudes mais objetivas e pragmáticas. “É preciso deixar de lado essas questões menores de política partidária. Temos de cuidar de uma reforma política. Até quando vamos continuar suportando as máquinas administrativas municipais, estaduais e federais. Até quando deixaremos de ter uma reforma tributária que simplifique os tributos do Brasil para que todos paguem seus impostos de forma justa?”, questionou.
Gouvêa de Souza reforçou que é preciso, cada vez mais, no Brasil, olhar a nossa realidade, mas também a realidade do mundo. Ele lembrou que Abílio Diniz foi eleito a Personalidade do Ano do Global Retail Show 2020 exatamente por ser o mais global dos varejistas brasileiros. “Ele sempre fez questão de olhar e entender o mundo e praticar aqui o que de melhor poderia ser feito, comparativamente, com a realidade global”, finalizou.
Foto: Adobe Stock