Economia

Em meio ao período eleitoral, humor dos consumidores paulistanos segue indefinido

Texto: Redação Revista Anamaco

O humor dos consumidores paulistanos deve continuar volátil ao menos até a definição eleitoral em outubro. Os empresários devem ter cautela e evitar endividamento e altos estoques até que se tenha um quadro mais claro da conjuntura econômica brasileira nos próximos meses.
O Índice de Confiança do Consumidor (ICC), medido mensalmente pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), teve alta de 0,9% e atingiu 104,4 pontos em agosto. Em relação ao mesmo mês de 2017, o indicador avançou 2,9%. O ICC é composto pelo Índice das Condições Econômicas Atuais (ICEA) e pelo Índice de Expectativas do Consumidor (IEC), o varia de 0 (pessimismo total) a 200 pontos (otimismo total).
A leve recuperação da confiança dos paulistanos foi motivada pela alta de 8,6% no ICEA, que chegou a 83 pontos, ficando próximo da pontuação do período anterior à greve dos caminhoneiros, de 83,8 pontos, em maio.
O IEC, por outro lado, caiu 2,4%, ao passar para 118,6 pontos, o menor patamar desde abril de 2016, refletindo as incertezas no cenário eleitoral. Em relação a agosto do ano passado, o índice exibiu queda de 3,5%.

Foto: Fotolia

 

Em meio ao período eleitoral, humor dos consumidores paulistanos segue indefinido
Compartilhe esse post:

Comentários