Expansão

Em novas direções

Apostando no mercado norte-americano de construções comerciais, a Associação Nacional dos Fabricantes de Cerâmica para Revestimento (Anfacer) e cinco associadas (Cecrisa/Portinari, Portobello, Inti, Gyotoku e Eliane) participaram entre os dias 24 e 27 de setembro, da rodada de negócios ARC Interiores evento que, nos últimos dois anos, tornou-se um dos mais importantes envolvendo fabricantes e especificadores de design de interiores, reunindo os 100 maiores escritórios daquele país.
O encontro aconteceu na cidade de Miami South Beach, na Flórida. Segundo dados da Anfacer, os Estados Unidos são, hoje, o principal destino da cerâmica brasileira para revestimento. Nos últimos 12 meses, importou 14.216 milhões de m², gerando mais de US$ 74 milhões em negócios.
Atualmente, grande parte do volume exportado do Brasil é destinado ao mercado residencial norte-americano, atendido pelos varejistas, distribuidores e lojas especializadas em revestimentos. Este segmento foi o que mais sentiu os efeitos da crise nos últimos dois anos e, segundo estimativas da Associação, deve apresentar em 2009, comparando-se com 2008, uma queda de 33% nos volumes de m2 construídos: de 146 milhões de m2 para 99 milhões; e, de 31% em dólares investidos: de US$ 162 bilhões para US$ 112 bilhões. "O setor de construções comerciais norte americano teve uma redução menor das atividades no comparativo com o segmento residencial. A forte atuação de escritórios de arquitetura e de design de interiores, contratados por médias e grandes construtoras atraem as atenções das principais empresas do mercado de revestimentos cerâmicos para novos nichos", explica Lauro Andrade Filho, diretor da Anfacer e da Feira Internacional de Revestimentos (Expo Revestir).
A participação brasileira em eventos como este faz parte do projeto Arch Tile Brasil, uma iniciativa da Anfacer que tem como objetivo principal construir e solidificar a imagem do produto brasileiro no mercado internacional.

Em novas direções
Compartilhe esse post:

Comentários