Em período econômico ainda desafiador, Dexco divulga o balanço do terceiro trimestre
Texto: Redação Revista Anamaco
A Dexco, detentora das marcas Deca, Portinari, Hydra, Duratex, Castelatto, Ceusa e Durafloor, encerrou o terceiro trimestre do ano com EBITDA ajustado e recorrente de R$ 416 milhões, 31% menor do que no mesmo período de 2021. De acordo com a empresa, uma análise aprofundada dos números sinaliza que o Grupo está em um novo patamar de solidez, pois mesmo em um período economicamente desafiador, chegou a um EBITDA ajustado e recorrente de R$ 1,36 bilhão nos primeiros nove meses de 2022, superando o resultado alcançado pela empresa em todo o ano de 2020.
Já a Receita Líquida foi de R$ 2,16 bilhões de julho a setembro, o que representa uma redução de 1% na comparação com o mesmo período do ano passado, confirmando o melhor posicionamento dos produtos da companhia no mercado e melhora nos patamares de preços. No acumulado de 2022, a Receita Líquida chegou a R$ 6,5 bilhões, alta de 10% em um ano.?
No trimestre, a Dexco registrou Lucro Líquido Recorrente de R$ 163 milhões, enquanto no acumulado do ano esse valor foi de R$ 564,1 milhões. “O setor atravessa um momento desafiador, com retração de mercado, pressão de custos e inflação, que acabam por reduzir o poder de compra do consumidor. Isso impacta os nossos resultados, especialmente se compararmos com o ano passado, que foi o melhor da história da companhia. Apesar disso, o patamar de EBITDA nos primeiros nove meses do ano, superior ao ano de 2020, demonstra a nossa resiliência”, afirma Antônio Joaquim de Oliveira, CEO da Dexco.
A gestão financeira da companhia apresenta resultados sólidos. A alavancagem se consolidou em 2,0x no trimestre, em patamar saudável para as operações da companhia. Vale ressaltar que a empresa aprovou renovação da linha de crédito rotativo (“Revolving Credit Facility”) no valor de R$ 500 milhões, com disponibilidade para saque em até 12 meses,?reforçando sua liquidez.?
Henrique Haddad, CFO e diretor de Relações com Investidores da Dexco, observa que o pequeno crescimento na alavancagem na comparação com o segundo trimestre acontece em função da decisão da empresa em manter seu plano de investimentos no Brasil e recomposição de estoques, em parte de forma planejada, mas também devido à situação do mercado.?“Apesar da pressão sentida no fluxo de caixa, a companhia manteve um capital de giro sobre a receita em patamares baixos, em torno de 16%, e aumentou os estoques para recomposição do nível de serviço”, afirma Haddad.
Para o executivo, a empresa está em fase de adequação operacional após o forte ano de 2021. “Em função do cenário de demanda fora da curva dos produtos no ano passado, agora, estamos recompondo os estoques para níveis que consideramos saudáveis para a operação, e, naturalmente administrando a volatilidade do mercado”, ressalta.
Segundo ele, a Dexco mantém seu plano de investimento?em projetos estratégicos?e?nos nove primeiros meses de 2022 aportou R$ 339 milhões, conforme anunciado no ano passado.
No período, foram investidos R$ 169 milhões na nova unidade de revestimentos cerâmicos em São Paulo; R$ 94 milhões para projetos que visam incrementar a produtividade, melhorar mix e aprimorar a automação nos negócios da Deca; e R$ 76 milhões para melhoria do mix de painéis, melhoria da infraestrutura fabril e expansão florestal nos negócios de madeira.
Nesse cenário, a Divisão de Madeira,?com as marcas Duratex e Durafloor, apresentou EBITDA ajustado e recorrente de R$ 276 milhões no terceiro trimestre, queda de 21% quando comparado ao mesmo trimestre de 2021.?A receita líquida registrou crescimento de 4% na comparação com o mesmo período de 2021, alcançando R$ 1,29 bilhão. No trimestre, mesmo em meio à piora do mercado, a Divisão seguiu apresentando ganhos de?market share?devido ao melhor posicionamento da companhia frente a seus clientes e parceiros.?
A Divisão de Louças e Metais, com as marcas Deca e Hydra, foi mais afetada pelo cenário de mercado muito sensível e, com isso,?registrou EBITDA ajustado e recorrente de R$ 73 milhões no 3T22, 47% menor na comparação com o terceiro trimestre de 2021. Também ocorreu queda de 5% na Receita Líquida, apesar dos ganhos significativos decorrentes dos aumentos de preço, que levaram a alta de 17,7% no trimestre de 25% nos nove primeiros meses de 2022.?Isso demonstra a evolução positiva da estratégia de melhora de mix de produtos que vem sendo implementada.?
Já a Divisão de Revestimentos, que atua com as marcas Ceusa, Portinari e Castelatto, também foi afetada e apresentou EBITDA ajustado e recorrente de R$ 66,3 milhões no 3T22, queda de 19% no período. A companhia conseguiu atuar para melhorar o seu mix de produtos e de preços, compensando o aumento do custo do gás natural, com ganhos de margem bruta.
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