Em prol do meio ambiente, Roca Brasil elimina o uso de copo plástico nas fábricas
Texto: Redação Revista Anamaco
Contribuindo com as questões relativas ao meio ambiente, a Roca Brasil ampliou a atuação do Projeto Copos para todas as unidades fabris, garantindo a redução de descarte de copos descartáveis que, agora, foram trocados por retornáveis. A primeira unidade em que a iniciativa foi implantada foi na fábrica de Serra (ES), em 2017. Hoje, a medida agrega as plantas de Jundiaí (SP), Santa Luzia (MG), Recife e Vitória de Santo Antão, em Pernambuco.
A empresa defende a redução do uso do plástico por meio do consumo consciente. “Trabalhamos na conscientização de que pequenos gestos fazem toda diferença. Se passamos boa parte da nossa rotina no trabalho, devemos começar por este caminho”, conta Maria Lúcia Besson, diretora de RH da Roca Brasil, idealizadora e responsável pelo projeto.
A utilização do copo plástico ainda é recorrente na rotina dos brasileiros que, erroneamente, o relacionam à economia de água utilizada na lavagem. Todavia, o que ainda não é dimensionado por todos é o impacto ambiental que o produto gera ao Planeta. Segundo a Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos (ABRELPE), a estimativa é de que, no Brasil, sejam consumidos cerca de 720 milhões de copos descartáveis por dia, em um montante que corresponde a 1.500 toneladas diárias de resíduos.
Convictos da importância de reduzir o lixo não orgânico produzido pela planta, o projeto partiu da observação do alto consumo de copos plásticos descartáveis utilizados, anualmente, dentro das unidades fabris da Roca Brasil. Com a ação de trocar os descartáveis por retornáveis, a empresa influenciou mais de 2.500 colaboradores que consumiam um volume de 615 mil copos mês, que agora não são mais descartados.
Para que os colaboradores fossem impactados positivamente e se engajassem com a proposta, os copos consumidos durante um mês foram expostos em uma espécie de “cortina”, evidenciando o impacto ambiental daquele descarte. A companhia também investiu na comunicação visual dentro das fábricas, com banners em pontos estratégicos - como a entrada da fábrica - e também a comunicação interna em murais e os aparelhos de televisão instalados pela empresa. “Fazer parte de um movimento que se preocupa com o planeta certamente contribui pra um sentimento de pertencimento do mundo e do ambiente de trabalho”, finaliza a diretora.
Foto: Divulgação