Em reposicionamento da marca, Branco Motores muda de nome - Revista Anamaco

Empresas

Em reposicionamento da marca, Branco Motores muda de nome

Texto: Redação Revista Anamaco

Referência no agronegócio nacional há quase nove décadas, a Branco Motores evoluiu nos últimos anos e passou a atender novos segmentos, como jardinagem e construção civil. Dessa forma, com uma atuação mais abrangente, a marca passa a atura, a partir de agora, com um novo nome: Branco.
Mayara Amaral, gerente de Marketing da empresa, explica que o  reposicionamento ocorre porque a Branco deixou de atuar apenas com motores e, hoje, oferece um portfólio mais diversificado, que inclui motobombas, geradores, ferramentas elétricas, sopradores, roçadeiras, compactador de solo e vibrador de concreto, além da linha Água (um conjunto de lavadoras, mangueiras, bicos sprays, conectores e esguichos). “Além disso, a empresa atende diferentes perfis de clientes dentro dos mesmos segmentos, conectando-se tanto com a pessoa física, que busca soluções para o dia a dia, quanto com profissionais, que utilizam os equipamentos para o trabalho e prestação de serviços”, pontua.
Segundo ela, o objetivo da mudança não é apenas posicionar a marca perante públicos com necessidades distintas, mas também desenvolver um naming e taglines capazes de refletir toda essa amplitude do portfólio.
Para isso, a empresa conduziu um amplo estudo de mercado ao longo de seis meses, que analisou cases de companhias que passaram por um processo semelhante e demandou uma série de ajustes internos, como a reorganização das categorias e a criação de segmentos para otimizar a jornada de busca. “Tínhamos um grande desafio, pois vimos exemplos de empresas que realizaram essa transição e, depois, precisaram recuar um passo. Por esse motivo, mapeamos todas as variáveis antes de tomar qualquer decisão que pudesse impactar negativamente a nossa marca”, frisa Mayara.
A gerente revela que o estudo levou a conclusões estratégicas, como a importância de comunicar de forma clara os objetivos de cada categoria e adotar uma abordagem de comunicação 360 graus, englobando o consumidor final, clientes B2B, representantes comerciais e os próprios colaboradores. “Buscamos garantir, acima de tudo, que essa mudança não comprometesse o trabalho construído ao longo de quase 90 anos. Mas também concluímos que adicionar uma palavra ou categoria ao nome da marca não faria mais sentido, já que termos como ‘soluções’ ou ‘equipamentos’ poderiam limitar a nossa trajetória, desviando-nos do propósito para o futuro”, conta Mayara.
Ela salienta que a nova direção estratégica está focada em reforçar a identidade da Branco por meio de conteúdo alinhado à sua essência, como força, qualidade, praticidade e referência. Além disso, cada comunicação será construída considerando três pilares essenciais: o cliente (agricultor, jardineiro, construtor ou famílias); o contexto de uso (campo, cidade ou construção); e a declaração de marca. “Dessa forma, garantiremos uma comunicação clara e autêntica, mitigando qualquer uso indevido do nome Branco”, acrescenta.
Com a conclusão do estudo sobre o novo nome, a primeira comunicação foi direcionada aos colaboradores, que tiveram a oportunidade de assistir ao novo manifesto durante a festa de final de ano, realizada em dezembro. “A ideia era apresentar a eles, em primeira mão, para que se sentissem parte desse processo de transformação. Realizamos diversas ações de endomarketing, como quizzes, troca de papéis de parede e comunicação oficial nos canais internos da empresa, para assegurar que todos entenderiam e se conectariam com esse novo momento”, comenta Mayara.
Para 2025, a Branco projeta um ano ainda mais inovador, com a expectativa de superar os lançamentos anteriores e oferecer soluções de excelência para diversos profissionais. “Com esse reposicionamento, a Branco reafirma seu compromisso em ampliar sua presença e diversidade, atendendo de maneira ainda mais completa os nossos clientes. A mudança reflete o nosso desejo de impulsionar o Brasil com inovação e soluções potentes e duráveis, capazes de transformar os setores em que atuamos”, finaliza Mayara.

Foto: Divulgação

Em reposicionamento da marca, Branco Motores muda de nome
Compartilhe esse post:

Comentários