Em terreno positivo
Texto: Redação Revista Anamaco
Depois do susto inicial causado pela pandemia de coronavírus, que fechou o comércio e prejudicou o desempenho das empresas, o Boletim Cielo “Impacto do Covid-19 no Varejo Brasileiro” que vem sendo realizado, semanalmente, desde março, confirma a recuperação do varejo.
Pouco a pouco, a queda no faturamento vem diminuindo. A última edição da pesquisa, realizada entre os dias 11 e 17 de outubro, mostra que no acumulado do mês, o faturamento nominal do varejo total no Brasil está 5,8% abaixo do período pré-pandemia. Mas apontou para uma retração menor no último levantamento: 5,2%.
Em terreno positivo, o setor de Bens Duráveis está, neste mês de outubro, 2,0% acima do período antes da crise. E o desempenho em ascensão ficou ainda mais evidente na última pesquisa, quando a alta chegou a 6,4%. Desse grupo fazem parte as lojas de móveis, eletro e de departamento, vestuário e material de construção.
Nesse cenário, o varejo da construção continua crescendo. Desde maio, o segmento iniciou uma retomada. Em outubro, as lojas do setor registram performance 41,6% acima do período pré-pandemia, com alta de 40,9% entre os dias 11 e 17 de outubro.
Fonte: Cielo | ICVA - Índice Cielo de Varejo Ampliado
Foto: Adobe Stock