Emprego industrial, rendimento e massa salarial apresentaram alta em novembro
Texto: Redação Revista Anamaco
A indústria de transformação encerrou novembro de 2023 com resultados positivos, segundo os Indicadores Industriais, pesquisa mensal realizada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). Segundo o estudo, de seis índices, cinco registraram alta, sendo que emprego, massa salarial e rendimento médio real foram destaque, com aumento significativo quando comparados com o mês anterior e com o novembro de 2022.
De acordo com o levantamento, a massa salarial real aumentou 2,8% e o rendimento médio real da indústria, 2,4%, na passagem de outubro para novembro, na série livre de efeitos sazonais.
Já o emprego industrial cresceu 0,5% na série dessazonalizada. Essa é a segunda alta consecutiva, após seis meses de pequenas variações. Na comparação com novembro de 2022, o índice mostra estabilidade do emprego, enquanto na comparação do acumulado do ano, até novembro de 2023 com igual período de 2022, o emprego industrial registra crescimento de 0,3%. “A indústria sofreu bastante em 2023 e as altas taxas de juros foram um dos principais problemas. Por isso, esse aumento pontual está longe de representar a recuperação total do setor”, explica Marcelo Azevedo, gerente de Análise Econômica da CNI.
Nesse cenário, os índices de faturamento real e de horas trabalhadas também registraram crescimento em novembro, após dois meses de queda. Contudo, recuaram tanto na comparação com o mesmo mês de 2022, quanto na comparação do acumulado de 2023 até novembro.
A Utilização da Capacidade Instalada (UCI), que vinha oscilando em torno do mesmo patamar nos últimos meses, registrou queda significativa na passagem de outubro para novembro, de 0,6 ponto percentual, para 78%. O percentual é 2,5 pontos percentuais menor ao registrado em novembro de 2022.
Foto: Adobe Stock