Emprego no comércio tem saldo positivo
O emprego formal no comércio varejista da Região Metropolitana de São Paulo registrou, em setembro, um saldo de 917.998 posições ocupadas. Isso implica em um crescimento de 7,6% no comparativo com o mesmo mês do ano anterior. Isso é o que apontam os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados do Ministério do Trabalho (Caged).
Na comparação com agosto, o acréscimo no saldo mensal de empregados foi de 0,5%, representando 4.483 novos empregos no varejo.
Considerando-se os setores que compõem o varejo, nota-se que quase todas as atividades do comércio já superam as contratações ocorridas durante o ano de 2009. Os números de empregados adicionados até setembro foram de 7.521 em materiais de construção, 1.758 em concessionárias de veículos, 2.522 em lojas de departamentos, 9.062 em supermercados (alimentos e bebidas) e 2.890 em lojas de autopeças e acessórios.
No mês, a taxa de admitidos manteve-se em 4,8%, sendo que o segmento de material de construção continuou influenciando positivamente: 5,4%. Por outro lado, as demissões no setor chegaram a 4,%.
Os dados do nível de emprego mostram que o número de contração no comércio varejista continua em sua trajetória ascendente demonstrando que as empresas varejistas continuam otimistas com relação ao rumo dos seus negócios neste segundo semestre, principalmente no que diz respeito incremento das vendas e já estão preparando-se para o movimento de final de ano.