Empresários acreditam em tempos melhores, apura pesquisa
Com sinais graduais de uma retomada econômica, os empresários de menor porte estão, aos poucos, enxergando condições mais favoráveis para seus negócios.
O Indicador de Confiança do Micro e Pequeno Empresário, calculado pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), alcançou 52,7 pontos em outubro, a melhor marca desde meados de 2015, quando teve início a série histórica. A escala varia de zero a 100, sendo que resultados acima de 50 demonstram uma prevalência de otimismo.
De acordo com o levantamento, o componente do indicador que mais se elevou foi o das condições gerais, que avalia a percepção dos empresários sobre a performance da economia e das suas empresas nos últimos seis meses. Em janeiro de 2017, metade dos empresários (51%) diziam que a situação de seu negócio havia piorado. Em outubro, esse percentual caiu para 38%. De forma complementar, a proporção dos que observavam melhora no início do ano era de 16% e, agora, passou para 24%.