Economia

Empresários menos confiantes

O empresariado do comércio paulistano inicia o ano menos confiante em relação a dezembro, segundo o Índice de Confiança do Empresário do Comércio (ICEC), apurado pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP).
Em janeiro, o indicador registrou queda de 1,7%, ao sair de 123,3 pontos em dezembro para 121,2 pontos em janeiro - em uma escala que varia de 0 a 200 pontos e denota otimismo quando acima dos 100 pontos.
A retração do indicador acontece em decorrência das quedas verificadas no Índice de Expectativa dos Empresários do Comércio (IEEC), bem como no recuo do Índice de Investimento do Empresário do Comércio (IIEC), respectivamente, 2,5% e 2,6%. A queda do IEEC deve-se, sobretudo, ao declínio de 3,1% na expectativa dos empresários em relação à economia. Em paralelo, houve desaceleração na confiança em suas próprias empresas (2,4%) e nas perspectivas de seus segmentos (1,9%).
Já o desempenho do IIEC teve como principal influência o recuo de 7% na expectativa de contratação de funcionários. Devido à mão de obra temporária no Natal, após esse período os empresários fiquem mais comedidos em termos de contratações efetivas.
Outra queda no IIEC também foi sentida no nível de investimentos das empresas (0,8%), resultado do encurtamento de recursos por conta das inúmeras obrigações no início do ano.
Dentre os subíndices que compõe o ICEC, o único a registrar variação positiva no intervalo foi o Índice das Condições Atuais do Empresário do Comércio (ICAEC) com ligeira alta de 0,4%. A elevação foi influenciada pela melhor avaliação dos empresários das condições de suas empresas (2,5%) no comparativo com dezembro. No caminho contrário, a percepção sobre o próprio setor assinala queda de 2% em janeiro ante o mês anterior.

Empresários menos confiantes
Compartilhe esse post:

Comentários