Empresas do setor eletroeletrônico preveem crescimento neste semestre
Texto: Redação Revista Anamaco
Sondagem realizada pela Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee) apontou melhora nos principais indicadores do setor no mês de junho. Segundo o levantamento, embora demonstre recuperação ainda tímida e abaixo dos patamares anteriores à pandemia, o maior impacto na atividade da indústria elétrica e eletrônica já passou. Para o segundo semestre, 54% das pesquisadas projetam crescimento em relação ao primeiro semestre deste ano.
Destaca-se o aumento de 25% para 32% no total de empresas com expectativas de crescimento para 2020 em relação ao ano passado. Também foi relevante a redução de 57% para 44% no número de entrevistadas com projeções de queda. Ainda referente às previsões para 2020, 24% das pesquisadas esperam estabilidade.
A pesquisa indicou também aumento na utilização da capacidade instalada, que passou de 57% em abril, para 63% em maio e para 68% em junho. Apesar dessas elevações, esses indicadores continuaram em patamar inferior ao observado no início deste ano, quando estava em 77%. "As empresas do setor eletroeletrônico esperam uma retomada gradual da atividade, porém permanecem as incertezas quanto à evolução da pandemia, o que leva a um ambiente de cautela", afirma Humberto Barbato, presidente da Abinee.
Foto: Reprodução da Internet