Enare completa 15 anos impulsionando o associativismo de matcon
Texto: Redação Revista Anamaco
O Encontro Nacional de Redes Associativistas de Material de Construção (Enare) está completando 15 anos. O evento revolucionou esse mercado, fortaleceu os empresários do setor e foi fundamental para a criação da Federação Brasileira de Redes Associativistas de Materiais de Construção (Febramat).
Com o objetivo de gerar negócios entre os associados da entidade e parceiros, além de discutir temas ligados ao setor de material de construção e ao associativismo, possibilitando o desenvolvimento dos empresários e profissionais, a próxima edição do encontro está sendo organizada para este mês de outubro e com a estrutura adaptada às situações geradas pela pandemia.
O Enare teve início em Porto Alegre (RS), em 2006, tendo como anfitriã a Redemac e contou com a participação de gestores e presidentes de 11 Redes. Com o sucesso da primeira edição, ficou definido que a reunião aconteceria duas vezes por ano. Desde então, os encontros tiveram aumento do número de Redes e de participantes.
A partir do terceiro encontro, iniciou-se a participação de fornecedores do segmento. A evolução dos encontros enfatizou o sucesso do modelo associativista praticado por essas redes e a força nacional que estava sendo obtida pela entidade e no 24º Enare, em 2017, foi definida a criação da Febramat, que contava com a participação de 150 empresas, diretores e líderes das 19 Redes associadas, somando 600 pontos de venda distribuídos em 12 Estados brasileiros. A partir de então, a entidade passa a ter dois encontros anuais: o Encontro Febramat e o Enare.
Alessandra Kakihara, gerente do departamento de Projetos e Marketing da Febramat, explica que o objetivo do Enare é compartilhar experiências, ajuda mútua, respeito, união e espírito empreendedor de cada um que faz parte da história da Federação. “O sucesso deste encontro deve-se à soma dos esforços dos integrantes de redes associadas", explica a gerente.
Atualmente, a Rede possui representantes com atuação em 19 Estados e no Distrito Federal, com mais de 1.200 lojas.
Foto: Simone de Oliveira/Grau 10 Editora