Endividamento cresce em junho e alcança maior nível desde julho de 2013 - Revista Anamaco

Economia

Endividamento cresce em junho e alcança maior nível desde julho de 2013

Texto: Redação Revista Anamaco

A Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), mostra que, em junho, aumentou pelo sexto mês consecutivo o percentual de famílias brasileiras endividadas, alcançando o maior patamar desde julho de 2013. O endividamento cresceu 0,6 ponto percentual em relação a maio, e 5,4 pontos percentuais na comparação com junho de 2018. Apesar do aumento, que chegou a 64%, a Peic identificou uma queda no número de famílias com dívidas ou contas em atraso, tanto na comparação mensal quanto na anual.
O cenário reflete as condições ainda favoráveis de juros e prazos, demonstrando uma melhora no perfil das dívidas. O índice das famílias que declararam que não teriam condições de pagar suas dívidas e permaneceriam inadimplentes ficou estável na comparação mensal, em 9,5%. Na comparação anual, houve crescimento de 0,1 p.p. em relação a junho de 2018 (9,4%).
A proporção das famílias que se declararam muito endividadas aumentou entre os meses de maio e junho, passando de 12,9% para 13,0%. Já na comparação anual, houve estabilidade. Também aumentou a parcela das que se consideram mais ou menos endividadas, de 22,4% para 23,1%, mas o destaque é para o aumento entre os que se declararam pouco endividados, de 23,2% para 27,6% das famílias.

 

Foto: Adobe Stock

 

Endividamento cresce em junho e alcança maior nível desde julho de 2013
Compartilhe esse post:

Comentários