Endividamento das famílias volta a cair
O endividamento das famílias paulistanas volta a cair em setembro, desta vez 4% ao atingir 45% ante os 49% registrados em agosto. Segundo a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (PEIC) da Fecomercio, esse resultado mostra a retomada da tendência de queda do endividamento familiar no município de São Paulo, observada entre os meses de maio e julho.
Em comparação com setembro de 2008, quando 53% das famílias estavam endividadas, a redução este mês chega a 8%. Além do menor endividamento, a pesquisa indica, também, diminuição da inadimplência em setembro.
O total de famílias com dívidas ou contas atrasadas baixou de 19% em agosto para 18% este mês. Já o total de famílias que acreditam não ter condições de pagar total ou parcialmente suas contas nos próximos meses mostra redução de 8% em agosto para 7% em setembro.
A PEIC mostra que, em setembro, 89% dos entrevistados afirmam que não pretendem pegar financiamento nos próximos meses, contra 92% em agosto. Por outro lado, declararam que planejam comprar a crédito no futuro próximo 10% dos consumidores entrevistados em setembro, frente aos 7% registrados em agosto. "A propensão a consumir está em alta, já que, confiantes nos rumos da economia, mais consumidores planejam comprar a crédito nos próximos meses", afirma Adelaide Reis, economista da Fecomercio.
A pesquisa é apurada, mensalmente, pela Fecomercio e os dados são coletados junto a cerca de 1.360 consumidores no município de São Paulo.