Endividamento e inadimplência menores
Dados da Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (PEIC) da Fecomercio mostram que as famílias paulistanas estão menos endividadas em outubro.
Segundo o levantamento, neste mês, a taxa do endividamento familiar no município de São Paulo atingiu 41% contra os 45% registrados em setembro. Em números absolutos, a pesquisa revela que o total de famílias endividadas baixou de 1,627 milhão em setembro para 1,471 milhão este mês.
Quando comparada a outubro de 2008, a queda no índice é ainda mais significativa: 12%. A pesquisa indica que o número de consumidores inadimplentes também está em queda, atingindo porcentual menor que a média dos últimos 12 meses, que é de 17%.
Do total de famílias endividadas, 14% estão inadimplentes este mês, em comparação aos 18% no mês passado. Ou seja, 150 mil famílias saíram da inadimplência, passando de 650 mil para 500 mil este mês. Em relação a outubro do ano passado, a redução no índice de inadimplência alcança 5%.
Já o total de famílias que acreditam não ter condições de pagar total ou parcialmente suas contas nos próximos meses permanece estável em 5%, tendo alcançado 6% no mês passado e também em outubro de 2008, um ano atrás.
De acordo com dados apurados pela PEIC, o cartão de crédito continua liderando os tipos de dívidas mais utilizados pelas famílias paulistanas em outubro, com 62%. Os carnês respondem por 36% e o crédito pessoal, 13%.
A pesquisa é apurada, mensalmente, pela Fecomercio e os dados são coletados junto a cerca de 1.360 consumidores no município de São Paulo.