Entidades projetam desaceleração do PIB da construção em 2025 - Revista Anamaco

Economia

Entidades projetam desaceleração do PIB da construção em 2025

Texto: Redação Revista Anamaco

Em um cenário básico nem pessimista nem otimista, o Produto Interno Bruto (PIB) da construção deverá desacelerar no ano que vem, crescendo 3%, ante os 4,4% previstos para 2024. As projeções foram feitas pelo SindusCon-SP e pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV Ibre).
Yorki Estefan, presidente do SindusCon-SP, comenta que, na cidade de São Paulo, poderá haver uma velocidade maior de vendas e lançamentos de empreendimentos imobiliários. Além disso, mais obras de infraestrutura poderão resultar do plano de investimentos da Sabesp. “Mas se houver uma elevação maior da taxa de juros, isso poderá levar a uma desaceleração maior do que a prevista no cenário básico. Maiores os juros, menor o número de compradores de apartamentos de média e alta renda”, pontua.
Eduardo Zaidan, vice-presidente de Economia do SindusCon-SP, afirma que, no curto prazo, os juros altos não impactam nas obras já contratadas. Mas investimentos privados e das concessões serão postergados se houver uma elevação muito alta dos juros, levando a uma desaceleração maior da atividade da construção a partir do terceiro trimestre. “Juros altos também competem com a rentabilidade dos novos investimentos”, lembra.

Foto: Adobe Stock

Entidades projetam desaceleração do PIB da construção em 2025
Compartilhe esse post:

Comentários