Entidades se unem pela qualidade e segurança das esquadrias e fachadas - Revista Anamaco

Entidades

Entidades se unem pela qualidade e segurança das esquadrias e fachadas

Texto: Redação Revista Anamaco

O mercado vem registrando um aumento, ainda que pequeno, de acidentes envolvendo fachadas e esquadrias, principalmente devido a mudanças na distribuição de produtos, falta de conhecimento técnico e às mudanças climáticas. Pensando nisso, o Sindicado das Indústrias de Artefatos de Metais Não Ferrosos no Estado de São Paulo (Siamfesp), convidou as entidades mais representativas do setor para compor o Fórum de Esquadrias e Fachadas para acompanhar a questão. “É importante abordarmos esses problemas, mesmo que pareçam estatisticamente pequenas, devido ao potencial de consequências irreparáveis que envolvem”, comenta Celso Daví Rodrigues, diretor Executivo do Siamfesp.
O Fórum trabalha para buscar soluções positivas e alinhamento no setor para mitigar riscos. A ideia é que as entidades envolvidas trabalhem juntas, focando planejamento e normatização para atender às demandas das empresas. Para tanto, será preciso investir em orientação para arquitetos, construtores e consumidores, sobre a importância de utilizar e adquirir produtos que atendam às exigências técnicas de segurança. “Por outro lado, o trabalho também precisa focar na participação ativa das entidades na elaboração de normas, bem como criar uma rede de compartilhamento de informações positivas e fundamentadas, visando combater a desinformação e proteger a imagem dos produtos”, afirma Roney Honda Margutti, gestor do Comitê Brasileiro de Esquadrias, Componentes e Ferragens em Geral (ABNT/CB-248). 
Além de melhorar a segurança nas construções e combater a desinformação, o projeto estuda também incluir a inteligência artificial em ações que possam contribuir para melhorar a produtividade e o bem-estar dos colaboradores, afirmam os especialistas que integram o Fórum.
A proposta inicial é a atualização das normas técnicas e criar uma campanha que permita levar essas informações tanto ao setor produtivo, quanto aos construtores, arquitetos, engenheiros e principalmente ao consumidor final, que muitas vezes adquire o produto pensando apenas no preço e esquece da questão da segurança.
Além do Siamfesp e do ABNT/CB-248, participaram do primeiro encontro do Fórum de Esquadrias e Fachadas: Wandyr Pedão, presidente e Vanessa Accunzo, diretora Executiva do Sindicato da Indústria de Esquadrias e Construções Metálicas do Estado de São Paulo (Siescomet); Edson Fernandes, presidente da Associação Brasileira de Indústrias de Esquadrias (Abie); Robson Campos, gestor técnico, da Associação Brasileira das Indústrias de Portas e Janelas Padronizadas (Abraesp); Bárbara Paiva Freitas, secretaria executiva e Cristiane Arcuri, coordenadora de Marketing da Associação Brasileira de Persianas, Cortinas e Toldos (Abrape); Felipe Gatera, presidente e Fernando Rosa, diretor executivo da Associação Nacional de Fabricantes de Esquadrias de Alumínio (Afeal) e Eduardo Rosa, diretor executivo da Associação Brasileira dos Fabricantes de Sistemas, Perfis e Componentes para Esquadrias de PVC (Aspec PVC).

Foto: Adobe Stock

Entidades se unem pela qualidade e segurança das esquadrias e fachadas
Compartilhe esse post:

Comentários