Esforços coletivos - Revista Anamaco

Prêmio Anamaco 2021

Esforços coletivos

INCEPA
CLASSIFICAÇÃO NO PRÊMIO ANAMACO 2021

MENÇÃO HONROSA - PULVERIZAÇÃO
Segmento: Revestimentos Cerâmicos

TEXTO: REDAÇÃO REVISTA ANAMACO
FOTO: DIVULGAÇÃO

Os meses de março e abril de 2020 levaram por terra a perspectiva positiva inicial da Roca Brasil - detentora das marcas Roca Cerámica e Incepa - para o ano. Revisões foram feitas, a produção foi reduzida em 50%, os planos readequados, mas a boa notícia veio nos meses seguintes, quando a rápida retomada da demanda compensou as perdas da empresa e ajudou com crescimento de 28% sobre o valor faturado em 2019.
Os resultados refletem a capacidade de todos de se reinventarem e encontrarem soluções para as restrições impostas pela pandemia. “Quando falo todos, começo pelo varejo, que encontrou maneiras de continuar o atendimento aos consumidores, proporcionando a retomada da demanda muito rápida, que fez com que a indústria também voltasse a operar e ativar todo o parque fabril. Em julho, já estávamos com a definição de operação em 100% e, com isso, tivemos o resultado positivo do segundo semestre”, afirma diretor presidente da Roca Brasil Cerámica, Sergio Wuaden.
Para a empresa, o primeiro semestre manteve o mesmo ritmo, com faturamento 44% superior ao mesmo período de 2020, embora com base baixa, fundamental para fechar 2021 com crescimento de 23% sobre o ano anterior e para a realização de investimentos de mais R$ 50 milhões, neste ano, direcionados a um forno novo, já em operação, e outros projetos voltados à melhoria da capacidade de produção, principalmente de produtos mais sofisticados e que permitam atender melhor às demandas dos consumidores.
No portfólio de produtos, o destaque são as lastras de SuperFormatos, com medidas estrategicamente pensadas para otimizar o uso e o transporte das peças e a tecnologia BioSafe, um aditivo à base de nanopartículas de prata incorporada capaz de eliminar 99% dos vírus e bactérias da superfície.
Inovação e investimentos também são direcionados às questões relacionadas à sustentabilidade e meio ambiente. “Somos a primeira indústria a investir na Análise do Ciclo de Vida de nossos produtos, o que nos permite identificar os impactos causados em nossa produção, informações importantes para a conquista de certificações e para trabalharmos em soluções inteligentes, em busca da diminuição de impactos”, afirma Wuaden.
O sucesso da empresa não seria possível sem as fortes parcerias com os clientes, para os quais a empresa desenvolve ações diversas, com vistas ao aumento das vendas. “Investimos em uma nova forma de exposição em nossos revendedores, chamada de showroom 2.0. Trata-se de um conceito de exposição que permite, além de uma inovação muito forte na forma de expor, uma velocidade na maneira de apresentação que é muito importante para nós. Isso resulta em menos tempo de showroom fechado, sem poder atender ao público”, finaliza o executivo.

CONFIRA A EDIÇÃO COMPLETA COM TODOS OS RESULTADOS DO PRÊMIO ANAMACO 2021

 

SERGIO WUADEN 
O varejo encontrou maneiras de continuar o atendimento aos consumidores, proporcionando aretomada rápida

Esforços coletivos
Compartilhe esse post:

Comentários