Espaço Smart realiza pesquisa para entender o consumidor de steel frame - Revista Anamaco

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Espaço Smart realiza pesquisa para entender o consumidor de steel frame

Texto: Redação Revista Anamaco

A Espaço Smart acaba de realizar uma pesquisa nacional sobre construção em steel frame no Brasil. Com o objetivo de compreender as nuances do setor, o levantamento foi realizado com 100 compradores de casas do método construtivo e constatou que 35% das pessoas, o equivalente a um terço dos respondentes, optaram pelo método steel frame pela maior agilidade na obra. Já 30% apontaram como fator decisivo a tecnologia e inovação envolvidas no processo de construção. As demais motivações em destaque para a escolha do steel frame são a previsibilidade de custos (15%) e sustentabilidade (7%) e custo-benefício (5%).
De acordo com Rubens Campos, CEO da Espaço Smart, as justificativas vão de encontro justamente às principais dores que acompanham as construções tradicionais. “Grande parte das reclamações acerca das obras em alvenaria se referem, basicamente, à falta de compromisso com prazos e orçamentos imprecisos do custo da obra. Coletar esses dados nos ajuda a entender como o mercado tem se portado quanto ao steel frame e quais são os pontos mais valorizados pelo público”, pontua.
A pesquisa também levantou o perfil do público que adquiriu casas em steel frame. Segundo os dados, 77% são homens que, em sua maioria, têm entre 35 anos e 55 anos (65%). Além disso, 62% dos respondentes sinalizaram que possuem uma renda mensal acima de R$ 20 mil. Ainda de acordo com o estudo, o gasto médio desembolsado para a construção de uma casa pelo método é de R$ 1,2 milhão, sendo que esse valor se refere ao valor global da obra e a média são casas de 250m². 
Outro ponto destacado pelo estudo é a incidência massiva das construções a seco nas regiões Sul e Sudeste do País. Entre os Estados, os destaques ficam para Paraná (26%), São Paulo (20%) e Rio Grande do Sul (16%).
O levantamento aponta, ainda, que a decisão de construir pelo método steel frame vem, principalmente, por parte do proprietário dos imóveis e sua família, sendo 77% dos casos, ao passo que apenas 16% dos projetos foram resultado da recomendação de um arquiteto e/ou construtor. 
Na análise do nível de conhecimento do método no mercado, 63% dos compradores afirmam que já estavam familiarizados ou já conheciam o steel frame antes de terem a intenção de compra, enquanto 37% não tinham conhecimento prévio do modelo construtivo. 
Por fim, quando perguntados sobre a importância da sua casa ser construída de forma sustentável pelo fato do steel frame agregar esse compromisso, 51% dos respondentes afirmaram se tratar de um fator extremamente relevante, 22% julgaram a temática como importante, enquanto 16% apontam como parcialmente importante. Apenas 10% dos entrevistados se mostraram indiferentes à questão. “Os números mostram que os entrevistados estão cada vez mais conscientes e atentos aos danos ambientais que ocorrem na construção civil tradicional. Ou seja, eles preferem reduzir o impacto que as construções atuais causam em relação ao desmatamento, desperdício de água e emissão de gases de CO2”, comenta Campos.
O executivo frisa que a pesquisa visou entender as motivações e o perfil do público que procura pelo método para direcionar esforços e seguir um caminho inovador. “Hoje, o steel frame se apresenta como uma solução viável e eficiente, alinhada às demandas atuais do mercado pela sua rapidez, previsibilidade e sustentabilidade. A ideia é ampliar o conhecimento sobre os benefícios da construção a seco no país”, finaliza o executivo.

Foto: Divulgação

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