Esperança de melhora
A confiança da indústria brasileira melhorou em outubro e registrou o maior patamar desde setembro do ano passado.
De acordo com dados divulgados pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), o Índice de Confiança da Indústria (ICI) subiu 2,7% sobre setembro, chegando a 112,2 pontos, com ajuste sazonal. Sobre outubro de 2008, a alta foi de 7,4%, a primeira taxa positiva em 13 meses, comparação favorecida pelo fato de que a coleta de dados daquele mês já estava influenciada pelo aprofundamento da crise financeira internacional, ocorrida a partir de meados do mês anterior.
O ICI é composto por dois indicadores: o Índice da Situação Atual (ISA) que, em outubro, aumentou 1,4% (111 pontos), e o Índice de Expectativas (IE), que apresentou taxa positiva de 4,2% (113,5 pontos), a maior leitura desde agosto de 2008. Na comparação com outubro do ano passado, nos dados sem ajuste sazonal, houve aumentos de 1,2% e de 14,5%, respectivamente para o índice de Situação Atual e para o indicador de Expectativas.
O levantamento para cálculo do índice foi entre os dias 05 e 26 de outubro, em uma amostra de 1.065 empresas pesquisadas.