Esperança no futuro
A expectativa da estabilidade de preços e os estímulos pontuais do governo para expandir a atividade econômica aumentaram, mesmo que de forma ligeira, a confiança dos consumidores paulistanos em maio.
O Índice de Confiança do Consumidor (ICC) da Fecomercio apresentou uma ligeira alta de 0,7% em relação ao mês anterior, registrando 125,7 pontos. Entretanto, em comparação com igual período do ano passado, o indicador registrou queda de 15,6%.
O ICC varia numa escala de 0 a 200 pontos, indicando pessimismo abaixo de 100 pontos e otimismo acima desse patamar. A análise do ICC é composta por dois indicadores: o Índice das Expectativas do Consumidor (IEC), que determina a percepção dos consumidores em relação à situação futura, e o Índice das Condições Econômicas Atuais (ICEA), que mede o grau de otimismo em relação à situação presente. O IEC apresentou variação mensal de 1,2%, registrando 131,3 pontos. Por sua vez, o ICEA apontou uma ligeira queda de 0,1%, registrando 117,4 pontos.
O Índice é apurado, mensalmente, pela Fecomercio e os dados são coletados junto a cerca de 2.100 consumidores no município de São Paulo.