Estabilidade na construção - Revista Anamaco

Cenário Econômico

Estabilidade na construção

Texto: Redação Revista Anamaco

O Índice de Confiança da Construção (ICST), do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV IBRE), manteve-se relativamente estável em dezembro ao recuar 0,2 ponto, para 96,0 pontos. Na média móvel trimestral, o índice recuou 0,7 ponto. 
De acordo com o levantamento, a ligeira queda no último mês do ano resultou, principalmente, da piora na percepção dos empresários sobre o momento atual. O Índice de Situação Atual (ISA-CST) recuou 0,4 ponto, para 94,2 pontos, menor nível desde julho de 2023 (94,0 pontos). Essa queda foi influenciada, exclusivamente, pelo indicador de situação atual dos negócios, que caiu 0,9 ponto para 92,4 pontos. O outro componente do ISA-S, o indicador que mede o volume da carteira de contrato variou 0,1 ponto, para 96,0 pontos. 
Já o Índice de Expectativas (IE-CST) se manteve relativamente estável ao ceder 0,1 ponto, para 98,0 pontos, o menor nível desde agosto (97,4 pontos). Os dois componentes do IE-S tiveram variações no sentido contrário, o indicador de demanda prevista para os próximos três meses subiu 0,7 ponto, para 100,7 pontos, enquanto o indicador de tendência dos negócios nos próximos seis meses caiu 0,8 ponto, para 95,3 pontos. 
O Nível de Utilização da Capacidade (NUCI) da construção diminuiu 0,2 ponto percentual (p.p.), para 78,8%. Os Nucis de Mão de Obra e de Máquinas e Equipamentos diminuíram 0,1 e 1,0 p.p., para 80,0% e 72,5%.

Foto: Adobe Stock

Estabilidade na construção
Compartilhe esse post:

Comentários