Núcleo de Conteúdo Varejo, Atacado e Distribuidor by Grau 10

Estratégias e soluções

Texto: Redação Revista Anamaco

Está chegando a hora de mais uma Feicon Batimat. Considerada uma das mais importantes do setor de material de construção na América Latina, a exposição, além de ser uma vitrine de lançamento de produtos e tendências, também se firmou como um espaço para o debate de ideias, troca de informações e de conhecimento. 
Dentro desse contexto, umas das principais atrações da Feicon 2019, que acontecerá entre os dias 09 e 12 de abril, no São Paulo Expo, em São Paulo, é o Núcleo de Conteúdo Varejo, Atacado e Distribuidor by Grau 10, fruto da parceria da Reed Exhibitions Alcantara Machado com a Grau 10 Editora/ Revista Anamaco.
Nos dias 10 e 11, neste espaço - que comporta cerca de 80 pessoas -, serão apresentadas palestras que contemplam temas focados nas necessidades dos lojistas de material de construção. Gratuita e sem necessidade de inscrição prévia, a programação estará aberta a proprietários, diretores, gerentes, gestores, compradores e vendedores das lojas e Redes deste setor de todo Brasil. 
A área será montada na Ilha do Revendedor, um Espaço da Grau 10 Editora/Revista Anamaco. renomados palestrantes confirmaram presença para abordar temas como: marketing, merchandising, comportamento do cliente no ponto de venda, layout de loja e estratégias para fidelização do consumidor. 

                                 

Confira, abaixo, a programação:

 

NÚCLEO DE CONTEÚDO VAREJO, ATACADO E DISTRIBUIDOR BY GRAU 10 EDITORA

 

GRADE DE PROGRAMAÇÃO

10/04 - QUARTA-FEIRA  

14:00 - A NOVA ECONOMIA X O SHOPPER DO FUTURO X ASPECTOS RELEVANTES DA ECONOMIA FEMININA - FÁTIMA MERLIN, JULIANO OHTA E LILIAN ESTEVES LESSA

SINOPSE: A era 4.0 da economia é pautada por valores como acolhimento, proximidade, orientação às pessoas, atenção ao ambiente, forte tendência a cooperação, ações inclusivas, empatia, entre outros. Características estas, inerentes ao universo feminino. Não se trata de gênero, mas sim, estilo de liderança. Daí ser relevante promover, construir e disseminar estratégias, ações e boas práticas que propiciem as condições necessárias para fortalecer o papel e ampliar a participação e liderança de pessoas com essas características no varejo. São tendências para o nosso futuro.


FATIMA MERLIN
PROFISSIONAL COM MASTER BUSINESS EM MARKETING PELA FIA, ECONOMISTA, ATUA HÁ MAIS DE 30 ANOS COM VAREJO, NAS ÁREAS DE INTELIGÊNCIA, COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR & SHOPPER, GERENCIAMENTO POR CATEGORIA E MARKETING. SÓCIA FUNDADORA E CEO DA CONNECT SHOPPER, VICE-PRESIDENTE DE MARKETING DA ABMAPRO,  FUNDADORA E PRESIDENTE DO INSTITUTO MULHERES DO VAREJO (MDV). PROFESSORA DE VAREJO, PESQUISA DE MARKETING E COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR E DOS CURSOS DE “GERENCIAMENTO DE CATEGORIA NA ÓTICA DO CLIENTE” E “SORTIMENTO INTELIGENTE” PELA ESCOLA PAULISTA DE SUPERMERCADOS. COORDENADORA DO COMITÊ DE GERENCIAMENTO POR CATEGORIA DO ECR BRASIL E CEARÁ. DESENVOLVEU ESTUDOS E PROJETOS NACIONAIS E INTERNACIONAIS PARA OS MAIS VARIADOS SETORES E EMPRESAS DE VAREJO E INDÚSTRIAS COMO GRUPO PEREIRA, LOPES, CARAJÁS HOME CENTER, CARREFOUR, COOP, ZONA ZUL, ENXUTO, DANONE, YPÊ, NESTLÉ, LÍNEA, GALLO, ETC. AUTORA DOS LIVROS: "MEU CLIENTE NÃO VOLTOU, E AGORA?" E "SHOPPERCRACIA" – 4º. LIVRO MAIS VENDIDOS PELA FOLHA DE SP.


JULIANO OHTA
DIRETOR GERAL DA SAINT-GOBAIN DISTRIBUIÇÃO BRASIL, QUE CONTROLA AS REDES TELHANORTE E TUMELERO. TEM EXPERIÊNCIA DE MAIS DE 15 ANOS NO GRUPO. FOI DIRETOR GERAL DA TELHANORTE, DIRETOR-GERAL DA SAINT-GOBAIN PLÁSTICOS DE PERFORMANCE E DIRETOR DE COMPRAS, MARKETING, VENDAS E DE OPERAÇÕES DA EMPRESA.  NA EUROPA, TRABALHOU NAS EMPRESAS POINT.P E DAI, TAMBÉM DO GRUPO SAINT-GOBAIN, TENDO OCUPADO DIVERSAS POSIÇÕES NAS ÁREAS DE CONTROLADORIA, AQUISIÇÕES DE EMPRESAS, MARKETING, COMPRAS, LOGÍSTICA, OPERAÇÕES E DIREÇÃO GERAL. GRADUADO EM ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS PELA FUNDAÇÃO GETÚLIO VARGAS (FGV), POSSUI MESTRADO PELA ÉCOLE SUPÉRIEURE DE COMMERCE DE PARIS (ESCP). ALÉM DISSO, FEZ PÓS-GRADUAÇÃO NA HARVARD BUSINESS SCHOOL (GENERAL MANAGEMENT PROGRAM). 

LILIAN ESTEVES LESSA
DIRETORA DA KING OURO - RIO DE JANEIRO

MARILENE TRINDADE
DIRETORA DE VENDAS E OPERAÇÕES DA SAINT-GOBAIN DISTRIBUIÇÃO BRASIL


15:00 - MARKETPLACE: MAIS UM CANAL PARA ATENDER AO CONSUMIDOR ANTENADO COM O MEIO DIGITAL - CARLOS ALVES E HENRI CLAUDE LE BOURLEGAT

SINOPSE: Uma modalidade já conhecida no varejo em geral e que vem ganhando espaço no setor de material de construção é o Marketplace, plataforma de comércio on-line que integra diversas empresas-lojas e fabricantes para a comercialização de diferentes marcas e produtos. Como funciona na prática? Cases de sucesso.


CARLOS ALVES
DIRETOR DE MARKETPLACE DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE COMÉRCIO ELETRÔNICO E VICE-PRESIDENTE DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE LOJISTAS DE E-COMMERCE. TEM MESTRADO EM COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR PELA ESPM, É ESPECIALISTA EM GESTÃO EMPRESARIAL E EMPREENDEDORISMO PELA FUNDAÇÃO DOM CABRAL E EM GESTÃO EMPRESARIAL E GESTÃO DE PROJETOS PELA FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS.    

                
HENRI CLAUDE LE BOURLEGAT
FORMADO EM ADMINISTRAÇÃO PELA UCDB/MS COM MBA EM MARKETING PELA ESPM. VINDO DE FAMÍLIA QUE TRABALHAVA COM CONSTRUÇÃO E VENDA DE MATERIAL. ATUOU NO SETOR AUTOMOTIVO, VALEO, NA FRANÇA E NO BRASIL E TEVE UMA LONGA CARREIRA NA IRWIN FERRAMENTAS, DO GRUPO NEWELL RUBBERMAID, ONDE LIDEROU O FORTALECIMENTO DA MARCA COM MAIS DE 8.000 LANÇAMENTOS DE PRODUTOS. COM VIVÊNCIA INTERNACIONAL, ATUOU FORTEMENTE PARA TODO O MERCADO DE VAREJO DE FERRAMENTAS, CASA E CONSTRUÇÃO DA AMÉRICA LATINA PARA ATIVAR AS MARCAS DO GRUPO. É O FUNDADOR E CEO DO SEOZÉ, SHOPPING ONLINE DEDICADO AO SETOR DE CASA E CONSTRUÇÃO, COM CENTENAS DE LOJAS ATIVAS NO BRASIL E QUASE 100 MIL PRODUTOS A VENDA.


16:00 - OS DESAFIOS DA INTEGRAÇÃO DAS LOJAS FÍSICAS, MÍDIAS SOCIAIS E O VAREJO ON-LINE - GUSTAVO CARRER

SINOPSE: O novo consumidor, empoderado e sedento por experiências de compra íncriveis, tem exigido que o varejo ofereça o máximo de conveniência, com lojas cada vez mais integradas ao mundo digital. Neste cenário, o omnichannel, que consiste na integração entre todos os canais de venda, deixa de ser apenas uma tendência e passa a ser a nova realidade em todos os segmentos do varejo.


GUSTAVO CARRER
CONSULTOR E PALESTRANTE, COM MAIS DE 25 ANOS DE EXPERIÊNCIA, TENDO ATUADO NA BRAHMA, COCA-COLA, SENAC E SEBRAE. CONSULTOR DA SÉRIE MÃE S/A DO FANTÁSTICO, DA REDE GLOBO E DO MUNDO S/A DA GLOBONEWS. COORDENADOR DE MISSÕES INTERNACIONAIS À NRF. FUNDADOR DO PORTAL VAREJOEMDIA.COM E DO CANAL DO YOUTUBE PDV, POR DENTRO DO VAREJO. REFEREE DE EMPREENDEDORISMO DA REVISTA DE ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS DA FGV-EASP. FORMADO EM ENGENHARIA ELETRÔNICA PELA USP, MESTRE EM GESTÃO DA INOVAÇÃO PELA UFSCAR, PÓS-GRADUADO EM ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS NA FAAP E ESPECIALISTA EM VAREJO PELA USP.


17:00 - MELHORE SUAS VENDAS SEM INVESTIR MUITO - MARGARET CANDOSSIM E MARCOS MORRONE

SINOPSE: Dicas de como os lojistas podem incrementar as vendas a partir de mudanças simples, que exigem baixo investimento e se revertem em aumento de giro. Melhor disposição na gôndola, ambiente funcional e inteligente, equipe bem treinada, por exemplo, são alguns dos fatores importantes. Exemplos de iniciativas adotadas em lojas como Disensa, Norte Tem e MB Materiais de Construção.


MARGARET CANDOSSIM
FORMADA EM ARQUITETURA, GESTÃO, PUBLICIDADE E COM MBA EM MARKETING.  SÓCIA DA EMPRESA CANDOSSIM E CABANA, ESPECIALIZADA EM ARQUITETURA DE VAREJO. O ESCRITÓRIO TEM GRANDES NOMES EM SEU PORTFÓLIO, COMO: C&C CASA E CONSTRUÇÃO, LEROY MERLIN, TELHANORTE, LEPOSTICHE, ENTRE OUTROS. AO TODO SÃO MAIS DE 450 MIL M² DE PONTOS DE VENDAS PROJETADOS.

          
MARCOS MORRONE
FUNDADOR DA DESIGN NO VAREJO, ESCRITÓRIO ESPECIALIZADO EM DESENVOLVIMENTO DE CONCEITO DE LOJA, É BACHAREL EM COMUNICAÇÃO VISUAL E DESENHO INDUSTRIAL PELA FAAP - FUNDAÇÃO ARMANDO ÁLVARES PENTEADO.  FAZ PARTE DO GRUPO DIRETIVO NO RDI - RETAIL DESIGN INSTITUTE. CONSELHEIRO NA ABIESV - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DA INDÚSTRIA DE EQUIPAMENTOS E SERVIÇOS PARA O VAREJO. PALESTRANTE EM DIVERSOS EVENTOS DE VAREJO. PARTICIPA, ANUALMENTE,  DE FEIRAS INTERNACIONAIS DE VAREJO, EUROSHOP, NRF, GLOBAL SHOP ENTRE OUTRAS, DANDO SUPORTE TÉCNICO A GRUPO DE EXECUTIVOS DA ÁREA. EXPERIÊNCIA DE MAIS DE 35 ANOS NO SETOR DE VAREJO, VIVENCIADOS, INICIALMENTE, NA GESTÃO DE PROJETOS ESPECIAIS NO GRUPO PÃO DE AÇÚCAR E NA TEND TUDO, EX-DIVISÃO DE HOMECENTER DA ALCOA.


18:00 - CONTEÚDO É O NOVO MARKETING - PAULO  FELIPPE JOSÉ

SINOPSE: A Leroy Merlin Brasil virou case mundial dentro do Grupo ao acreditar no projeto Casa de Verdade  - um canal no Youtube, que leva conteúdo ao público, desvinculado da marca Leroy Merlin, com independência para falar de conteúdo sem nenhuma preocupação com o branding. É um projeto que, apesar de muito ousado, agora vai ser implementado pela Leroy Merlin em outros países. A boa notícia: qualquer lojista, com um celular, pode criar seu conteúdo, envolver seus clientes, passar mensagens desvinculadas de promoções, preços, ofertas, mas que na visão moderna é o que vai funcionar. O palestrante mostrará como isso pode ser feito de maneira competente e sem nenhum investimento vultoso por qualquer lojista que consiga enxergar no conteúdo o diferencial.


PAULO FELIPPE JOSÉ
HEAD DE COMUNICAÇÃO E MARKETING DA LEROY MERLIN, TEM VASTA EXPERIÊNCIA EM INTELIGÊNCIA DE MERCADO E NA UTILIZAÇÃO DE DADOS PARA CRIAR TENDÊNCIAS E NOVAS DEMANDAS POR PRODUTOS E SERVIÇOS. EM SEUS 18 ANOS NO MERCADO, ATUOU NOS SEGMENTOS DE SERVIÇO, SAÚDE E VAREJO, ACOMPANHANDO E ESTIMULANDO A TRANSFORMAÇÃO OMNICANAL DO MERCADO E DOS CONSUMIDORES NO CONSUMO E PRODUÇÃO DE PRODUTOS, SERVIÇOS E CONTEÚDOS. 


11/04 - QUINTA-FEIRA

14:00 - ESTRATÉGIAS PARA MANTER UM MIX ATRAENTE - REGINA BLESSA

SINOPSE: Diante de tantas novidades, como definir o que será oferecido no ponto de venda? Como manter o mix de produtos atualizado para atender, constantemente, as necessidades do consumidor?


REGINA BLESSA
DOUTORANDA EM DESIGN PELA UNIVERSIDADE DE AVEIRO-PORTUGAL. MESTRE EM CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO PELA USP, COM GRADUAÇÕES EM PROPAGANDA E EM BELAS ARTES, COM CURSOS DE MARKETING NA COLUMBIA UNIVERSITY, FUNDAÇÃO GETÚLIO VARGAS E NEW YORK UNIVERSITY. AUTORA DOS LIVROS: MERCHANDISING NO PONTO DE VENDA, MERCHANDISING EM FARMA E NO-FAIL RETAIL. COLUNISTA DE VÁRIAS REVISTAS DE VAREJO BRASILEIRO. É PRESIDENTE DO INSTITUTO DE ESTUDOS EM VAREJO - IEV. É UMA DAS CONSULTORAS MAIS RESPEITADAS DO BRASIL, TENDO ATUADO EM TODOS  OS RAMOS DO VAREJO.


15:00 - COMUNICAÇÃO OMINICHANNEL: ATINGINDO O CLIENTE EM TODOS OS ESPAÇOS  - THIAGO COSTA

SINOPSE: As plataformas digitais trouxeram facilidades, mas também muitas dúvidas. Qual a melhor forma de atingir o cliente? E as mídias tradicionais, perderam espaço?


THIAGO COSTA
JORNALISTA, MESTRE EM TECNOLOGIAS DA INTELIGÊNCIA E DESIGN DIGITAL, ESPECIALISTA EM MARKETING. COM MAIS DE 18 ANOS DE EXPERIÊNCIA NA ÁREA DE COMUNICAÇÃO E MARKETING, COORDENA A PÓS-GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO E MARKETING DIGITAL DA FAAP, ONDE TAMBÉM LECIONA EM DIVERSOS CURSOS DE GRADUAÇÃO. É HEAD DE TENDÊNCIAS DA AGÊNCIA EVCOM, ONDE ATENDE EMPRESAS COMO: BRASILIT, ISOVER, SWEDCHAM, ENTRE OUTRAS, AJUDANDO-AS A REPENSAR E EXECUTAR SUAS ESTRATÉGIAS DE COMUNICAÇÃO COM O MERCADO.


16:00 -  SINCRONIZANDO A CADEIA DE ABASTECIMENTO NO RITMO DO CONSUMO - RODRIGO LEÃO

SINOPSE:  Monitorar e orientar as operações pelo sell-out (vendas ao consumidor final) é fundamental para o setor de construção aumentar a disponibilidade de produtos e, ao mesmo tempo, reduzir excessos de estoque nos pontos de venda. A colaboração e o compartilhamento de dados entre varejo e indústria são fatores definitivos para atingir níveis ideais de estoque e aumentar a competitividade das empresas no mercado.


RODRIGO LEÃO
DIRETOR COMERCIAL DA NEOGRID, AO LONGO DA CARREIRA, ATUOU NA LIDERANÇA DE EQUIPES DE VENDAS, MARKETING E INOVAÇÃO, CONDUZINDO PESQUISAS DE MERCADO, LANÇAMENTOS DE PRODUTOS E EXTENSÕES PARA OUTROS MERCADOS EM EMPRESAS NACIONAIS E MULTINACIONAIS, COMO ITAÚ UNIBANCO, PIRELLI E SPRING WIRELESS. FUNDADOR DA TRADE FORCE, EMPRESA QUE REVOLUCIONOU O MERCADO DE TRADE MARKETING EM 2012, COM O LANÇAMENTO DE UM SISTEMA INOVADOR PARA CONTROLE DE PROMOTORES E GESTÃO DE MERCHANDISING. A SOLUÇÃO, QUE HOJE INTEGRA O PORTFÓLIO DE PRODUTOS DA NEOGRID, POSSUI MAIS DE 55 MIL PROMOTORES CONECTADOS EM SEU APP MOBILE, COM MAIS DE 100 MIL INTERAÇÕES REGISTRADAS NA PLATAFORMA E MAIS DE 4,5 MILHÕES DE INFORMAÇÕES REGISTRADAS POR DIA.


17:00 - COMO EVITAR AS PERDAS NO VAREJO - ANDERSON OZAWA

SINOPSE: O que o lojista deve fazer para evitar perdas por furtos, avarias e produtos com data de validade vencida? Como as perdas impactam nos resultados?

 
ANDERSON OZAWA
COM 25 ANOS DE CARREIRA CONSTRUÍDA NOS SEGMENTOS DE VAREJO, SERVIÇOS, AUDITORIA, BANCO E INDÚSTRIA. ESPECIALISTA EM PREVENÇÃO DE PERDAS, AUDITORIA, EFICIÊNCIA E OPERAÇÕES DE VAREJO E AUTOR DO LIVRO: "PENTÁGONO DE PERDAS: TRANSFORMANDO PERDAS EM LUCROS". ATUALMENTE, É HEAD DE AUDITORIA INTERNA E LOSS PREVENTION EM EMPRESA MULTINACIONAL AMERICANA. É IDEALIZADOR DO PREVENÇÃO DE PERDAS BRASIL, UM DOS MAIORES CANAIS DE CONHECIMENTO DE PREVENÇÃO DE PERDAS, AUDITORIA E RISCOS DO PAÍS. ADMINISTRADOR DE EMPRESAS COM MBA EM FINANÇAS, CONTROLADORIA E AUDITORIA PELA FGV. É TAMBÉM PROFESSOR CONVIDADO DA FIA, ACADEMIA DE VAREJO, ANHANGUERA, APAS, ENTRE OUTRAS INSTITUIÇÕES.


18:00 -  O SHOPPER DO FUTURO E O FUTURO DO VAREJO: VOCÊ ESTÁ PREPARADO?  - FATIMA MERLIN

SINOPSE: Conhecer os consumidores e shoppers para desenvolver ações direcionadas é fator crítico do sucesso. É o consumidor ditando as regras e transformando o varejo. Por isso, saber quem são, como se comportam, o que querem e como querem, é fundamentar para atrair, converter e reter, maximizando resultados. Venha conhecer o que diz o shopper sobre o futuro e como você pode se preparar.


FATIMA MERLIN
PROFISSIONAL COM MASTER BUSINESS EM MARKETING PELA FIA, ECONOMISTA, ATUA HÁ MAIS DE 30 ANOS COM VAREJO, NAS ÁREAS DE INTELIGÊNCIA, COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR & SHOPPER, GERENCIAMENTO POR CATEGORIA E MARKETING. SÓCIA FUNDADORA E CEO DA CONNECT SHOPPER, VICE-PRESIDENTE DE MARKETING DA ABMAPRO,  FUNDADORA E PRESIDENTE DO INSTITUTO MULHERES DO VAREJO (MDV). PROFESSORA DE VAREJO, PESQUISA DE MARKETING E COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR E DOS CURSOS DE “GERENCIAMENTO DE CATEGORIA NA ÓTICA DO CLIENTE” E “SORTIMENTO INTELIGENTE” PELA ESCOLA PAULISTA DE SUPERMERCADOS. COORDENADORA DO COMITÊ DE GERENCIAMENTO POR CATEGORIA DO ECR BRASIL E CEARÁ. DESENVOLVEU ESTUDOS E PROJETOS NACIONAIS E INTERNACIONAIS PARA OS MAIS VARIADOS SETORES E EMPRESAS DE VAREJO E INDÚSTRIAS COMO GRUPO PEREIRA, LOPES, CARAJÁS HOME CENTER, CARREFOUR, COOP, ZONA ZUL, ENXUTO, DANONE, YPÊ, NESTLÉ, LÍNEA, GALLO, ETC. AUTORA DOS LIVROS: "MEU CLIENTE NÃO VOLTOU, E AGORA?" E "SHOPPERCRACIA" – 4º. LIVRO MAIS VENDIDOS PELA FOLHA DE SP.

 

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Estratégias e soluções
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