Estratégias vencedoras para lojas físicas - Revista Anamaco

Núcleo de conteúdo varejo 2024

Estratégias vencedoras para lojas físicas

Texto: Redação Revista Anamaco

As palestras ministradas no dia 05/04 no Núcleo de Conteúdo promovido pela Grau 10 Editora/Revista Anamaco, em parceria com a RX Brasil - organizadora da Feicon - tiveram como foco a apresentação de medidas para deixar o ponto de venda mais organizado, atraente e bem preparado para atender ao consumidor, cada vez mais antenado e exigente. 
A primeira delas: "Inspirações para Lojas de Material de Construção", foi conduzida por Marcos Morrone e Claudia Vizzotto, respectivamente diretor de Design e coordenadora de Planejamento da Design Novarejo - empresa especializada na criação de projetos para vários segmentos de varejo. Eles destacaram aspectos como: comportamento de consumo, tendências e ideias aplicadas para que estejam dentro da realidade do varejo brasileiro. 
Logo no início, Morrone destacou que, antes de se fazer um projeto para a loja, é preciso conhecer muito bem o consumidor, que hoje em dia, vai até o ponto de venda físico porque realmente quer, e não porque precisa. "Com a possibilidade de comprar online, a revenda física deve contar com muitos atrativos, oferecendo uma experimentação que não acontece na compra virtual", ensinou o consultor. 
Em seguida, Cláudia acrescentou que a loja física está se transformando em um espaço para experiências sensoriais, o que torna fundamental criar conexões emocionais com os clientes. Ela frisou que a loja física tem tudo para funcionar de uma forma muito mais atrativa quando se trata de descobrir um novo produto e oferecer uma experiência melhor. "A loja precisa fazer o que o online não faz, investir em elementos que despertem emoções, como: design, iluminação, música, aromas, visual merchandising, interação humana e outras experiências imersivas", afirmou. 

Layout estratégico e sucesso nas vendas
Na sequência, Sonia Paloschi, diretora da Purchase Comunicação e Marketing - que atua na consultoria e implantação de novos formatos em redes de varejo, abordou o tema: "Como um layout estratégico pode levar ao sucesso nas vendas". Ela transmitiu valiosas dicas para formatar melhor o layout da loja e ampliar as vendas inclusive por impulso e/ou casadas. A consultora iniciou a apresentação lembrando que o consumidor de hoje é diferente dos consumidores de ontem e de amanhã. Em um mundo em rápida evolução, equilibrar as necessidades de hoje com as exigências do amanhã é fundamental para qualquer marca interessar em continuar existindo no futuro. "A loja precisa ser bonita, mas deve também ser comercial", comentou. 
A consultora ressaltou que a estratégia de elaboração de um bom projeto de layout deve contemplar áreas como a de marketing, para definição da estratégia da marca e como será a sua apresentação nos diversos canais de mídia e venda no ponto de venda; de compras - que define o produto e sua alocação - e de operação, que realiza a estratégia do produto na apresentação dentro da loja e sua venda. 

Atendimento com propósito
A programação do Núcleo de Conteúdo 2024 encerrou com a palestra: "Atendimento com Propósito: diversidade e resiliência para atender com excelência", ministrada pela sócia fundadora da Puzzle Consultoria ESG, Eliane Pereira. Ela frisou como desenvolver a resiliência necessária para navegar com sucesso pelos desafios e transformações, empregando estratégias que valorizem a diversidade e promovam a adaptabilidade.
Eliane transmitiu algumas estratégias para um bom atendimento, que passa pelo cultivo da confiança, prática de comunicação inclusiva, aumento da resiliência, busca pelo desenvolvimento individual e fortalecimento da equipe. 
Em relação à comunicação inclusiva, destacou que é importante usar linguagem acessível e inclusiva, que a comunicação não verbal importa, é importante evitar estereótipos e preconceitos, reconhecer e respeitar as diferenças, viabilizar a acessibilidade e promover a diversidade. "Pesquisas indicam que as empresas que possuem uma politica e uma cultura registram resultados muito melhores do que os concorrentes que não se atentam à questão", finalizou.

Foto: Márcio Nami/Grau 10 Editora

Estratégias vencedoras para lojas físicas
Compartilhe esse post:

Comentários