Estudantes de Itatiba recriam obras de Tarsila do Amaral com resíduos plásticos
Texto: Redação Revista Anamaco
O artista Eduardo Srur finalizou o projeto “Natureza Plástica” em Itatiba, interior de São Paulo, após alcançar cerca de quatro mil estudantes da rede pública na capital paulista. A iniciativa, que combinou arte e educação ambiental, encerrou suas atividades com oficinas realizadas na EMEB Professora Eliete Aparecida Sanfins Fusussi. O projeto foi viabilizado pelo Programa de Ação Cultural (ProAC), da Secretaria da Cultura do Estado, e contou com o patrocínio da Vedacit.
Durante os workshops, os alunos do Ensino Fundamental recriaram obras de grandes artistas utilizando resíduos plásticos. A última etapa foi dedicada a homenagear Tarsila do Amaral, ícone do Modernismo brasileiro e nascida na região. Os trabalhos resultantes estão sendo exibidos ao público, desde 02 de dezembro, na Câmara Municipal de Itatiba (SP).
O apoio ao projeto inclui doações de material, como os baldes amarelos, para serem utilizados pelos estudantes durante as atividades. "O projeto une arte com história e incentiva os jovens a refletirem sobre o reaproveitamento de material. Acreditamos que projetos como este contribuem com o desenvolvimento sustentável ao levar educação ambiental para centenas de jovens nas escolas públicas", afirma Maurício Harger, presidente da Vedacit.
O projeto aborda a trajetória de Tarsila do Amaral, que se destacou no Modernismo latino-americano e no Movimento Antropofágico. Obras da artista serviram como base para a criação de novas peças, reforçando sua relevância histórica e a conexão com a cidade onde o projeto é realizado.
A escola escolhida para esta etapa tem um mural inspirado na obra da pintora e recebeu cerca de 400 alunos para as atividades. Além de aprender sobre arte, os alunos foram incentivados a refletir sobre a reutilização de material no contexto ambiental.
Desde 2022, o “Natureza Plástica” promove workshops, que aliam responsabilidade socioambiental e criatividade. Nas edições anteriores, os estudantes recriaram obras de Leonardo da Vinci, Aldemir Martins e Van Gogh, sempre utilizando materiais descartados no meio ambiente. O projeto busca engajar crianças e adolescentes em práticas sustentáveis, mostrando a importância da arte como ferramenta educativa.
Harger explica que ao selecionar um projeto, a Vedacit observa a interação com os espaços públicos, o estímulo a reflexão, o fomento da economia criativa e um maior protagonismo das comunidades para a solução dos problemas locais. “O projeto de Srur impacta diretamente o futuro dos jovens e das comunidades onde vivem, mostrando na prática como é possível usar a criatividade para transformar”, ressalta o executivo.
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