Estudo mostra recuperação no varejo da construção
Texto: Redação Revista Anamaco
A Cielo acaba de divulgar mais uma edição da Pesquisa “Impacto do Covid-19 no Varejo Brasileiro”. O levantamento, que vem sendo realizado desde o começo de março, início do surto de coronavírus no Brasil, mostra que o varejo total no País registrou, entre 01 de março e 20 de junho, queda de 28,4% no faturamento nominal, mas apresentou sinais de recuperação nas últimas semanas. Esse percentual, segundo a pesquisa, caiu para 20,5% na semana compreendida entre os dias 14 e 20 de junho.
Na análise por setor, o segmento de Bens Duráveis, que agrega material de construção, vestuário, móveis, eletro e lojas de departamento, recuou 37,5% entre a primeira semana de março e 13 de junho. O desempenho negativo, no entanto, está em declínio e o setor atingiu retração de 10% na última pesquisa.
Nesse cenário, o varejo de material de construção volta a respirar mas aliviado. O setor, considerado atividade essencial, conseguiu reverter as baixas registradas no começo da quarentena e, aos poucos, passou a operar em terreno positivo.
No acumulado entre 01 de março e 13 de junho, ainda registra ligeiro recuo de 1,9% no faturamento nominal. Mas, desde 03 de maio registra percentuais crescentes. A pesquisa atual, que considera a semana de 14 a 20 de junho, revela incremento de 20,3% no faturamento do varejo do setor.
Foto: Adobe Stock