Eucatex entra em novo segmento com o lançamento da Eucatex Porcelanato - Revista Anamaco

Empresas

Eucatex entra em novo segmento com o lançamento da Eucatex Porcelanato

Texto: Redação Revista Anamaco

A Eucatex, fabricante de pisos laminados, painéis, portas e rodapés de madeira e tintas imobiliárias, anuncia a entrada no setor de porcelanato com o lançamento da Eucatex Porcelanato. A mais nova marca do Grupo configura um projeto iniciado em 2021, quando os primeiros conceitos começaram a ser formados.
A entrada no segmento de pisos frios retrata a busca da empresa em acompanhar as tendências de mercado, oferecendo soluções decorativas mais completas. “Buscamos desenvolver tecnologias, produtos e, principalmente, novas soluções para atender ao nosso público nos diversos momentos de suas vidas e isso nos fez amadurecer a ideia de que ainda faltava a presença da Eucatex no mercado de porcelanatos, agregando toda a força e credibilidade da nossa marca”, explica José Antonio, vice-presidente Executivo e diretor de Relações com Investidores da empresa.
A fabricação das peças está a cargo de uma indústria do segmento, sediada no polo cerâmico de Santa Gertrudes (SP). O executivo explica que o objetivo foi buscar um parceiro que utilizasse alta tecnologia na produção. “Essa empresa tem anos de tradição e grande expertise em porcelanatos com impressão de alta definição.  Estamos trabalhando com um processo de outsourcing, um modelo amplamente utilizado nesse mercado e que permite que a Eucatex se dedique, principalmente, ao desenvolvimento de novos padrões, acabamentos e formatos, e aos serviços ao revendedor e ao consumidor”, destaca.  
A partir da segunda quinzena deste mês outubro, as primeiras peças deverão chegar às lojas. Os consumidores encontrarão padrões com detalhes exclusivos que se complementam e permitem diversas aplicações. 
Todos os modelos foram desenvolvidos em conjunto com a empresa parceira, em um trabalho a “quatro mãos” e com troca de expertise entre as empresas, a partir do amplo entendimento do mercado e definição dos “best sellers” em padrões, acabamentos e formatos, para a composição de uma linha de produtos mais assertiva. O resultado, segundo Antonio, é uma linha de produtos diferenciados e com um realismo maior do que é visto no segmento, principalmente para os padrões amadeirados.
Inicialmente, serão 40 skus, com peças nos tamanhos: 80cm x 80cm, 120cm x 60cm e réguas de 120cm x 20cm nos modelos amadeirados – em breve, serão fabricadas também no formato 120cm x 120cm - para áreas internas e externas, piso e parede. 
Com uma paleta de tons neutros, as peças incluem opções marmorizadas, cimentícias, aço cortem, além daqueles que remetem à madeira, com até 18 faces dependendo do modelo, nos acabamentos polido, acetinado e rústico. Os produtos estão divididos em seis linhas, com nomes que remetem às características dos padrões que são reproduzidos: Marmi, Pietre, Cementi, Metalli, Legno e Legno Rustici.
Como diferenciais, a nova marca promete oferecer, além da tradição do Grupo Eucatex no mercado, a mesma qualidade do extenso portfólio reconhecido pelos consumidores. Segundo Antonio, a escolha de um parceiro baseada em uma longa pesquisa, bem como a experiência da empresa com as tendências e gostos do consumidor brasileiro ajudam a colocar a Eucatex em um novo patamar de soluções em revestimentos para todos os ambientes. Além disso, a marca Eucatex é uma garantia de credibilidade ao mercado.
O executivo destaca a tecnologia empregada na produção da linha de porcelanatos. Com design italiano e exclusivo, a Eucatex optou por tonalidades mais suaves, com modelos harmonizáveis entre si. A tecnologia italiana Tracer de impressão permite, ainda, a reprodução de veios e texturas das madeiras, mais realistas e próximas das facetas dos materiais naturais. Novos itens deverão ser agregados gradativamente.
Uma das preocupações da empresa, agora, é com o treinamento da equipe de vendas, que deverá difundir os atributos da nova linha de produtos, preparando, ainda, os profissionais dos pontos de venda. 
Os produtos serão distribuídos pela estrutura logística do Grupo Eucatex, diretamente às revendas. O foco inicial são os revendedores de médio e grande portes do Estado de São Paulo, referência em suas regiões no segmento de porcelanato, lojas especializadas em revestimentos cerâmicos e boutiques. “A credibilidade da marca Eucatex e a dessas lojas vai conferir confiança aos outros lojistas e aos consumidores. A partir dessa base sólida de parceiros, iniciaremos uma cobertura maior de lojas que terão o produto disponível”, afirma o executivo. 
De acordo com a companhia, a ideia é sentir o mercado e fazer as adequações necessárias nos próximos meses. A linha completa deverá ser apresentada mais detalhadamente na próxima edição da Expo Revestir e as expectativas são as melhores possíveis. Até 2023, a expectativa é comercializar 150 mil m² mensais, visando, também, ao mercado externo. 
Ainda não há definições sobre a montagem de uma fábrica própria para a produção das linhas de porcelanato. “Estamos ingressando agora neste segmento e usando uma estratégia que nos permite estudar o mercado, o nosso desempenho e os caminhos que seguiremos daqui para frente. Temos confiança de que o projeto já é um sucesso e que continuaremos atentos às oportunidades do mercado”, finaliza Antonio.

Foto: Divulgação

Eucatex entra em novo segmento com o lançamento da Eucatex Porcelanato
Compartilhe esse post:

Comentários