Evento aponta soluções para diminuir a conta de energia na indústria - Revista Anamaco

Evento

Evento aponta cinco soluções para diminuir a conta de energia na indústria

Texto: Redação Revista Anamaco

Cerca de 150 profissionais da área elétrica reuniram-se no Dia do Eletricista, comemorado em 17 de outubro, para acompanhar uma palestra sobre Gestão de Energia. Promovido pela Engerey Painéis Elétricos, em sua sede em Curitiba (PR) em parceria com a Efi Energy.
O evento apresentou o histórico do consumo no Brasil e foi revelado, com base em dados da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), que o setor industrial é o que mais consome energia elétrica no País (42%), seguido pelo residencial (26%), e comercial (17%). Outros, como órgãos públicos, iluminação pública ficam com (15%).
Os segmentos da indústria que mais consomem energia são: de alimentos e bebidas com 13% do consumo total, seguido do metalúrgico e de papel e celulose, ambos com 12%. As indústrias químicas (11%), de Ferro e Aço (10%) e Mineração (7%) aparecem na sequência. E o maior responsável pelo consumo dentro das plantas industriais é a força motriz, ou seja, do maquinário (66%), segundo dados da Eletrobras e do Procel 2018.
O encontro abordou soluções e exemplos bem sucedidos de redução na conta de energia que incluíam o acesso à oferta livre de energia, automação de processos e compensação da energia reativa com o uso de bancos de capacitores nas indústrias. “Eficiência Energética é um tema que nos interessa bastante. Trabalhamos ofertando soluções em energias renováveis. Contudo, a eficiência energética vai além da captação sustentável da energia, ela finaliza em seu consumo consciente. E através das soluções apresentadas no evento isso é possível, como os bancos de capacitores que certamente levaremos ao mercado através de nossa empresa”, explicou Rodolfo Hernan E. Araneda, responsável técnico da Fator Solar.
Entre as estratégias apresentadas para reduzir o consumo de energia estão: Tarifa Branca, ou seja, pequenas indústrias, comércios e escritórios que podem alterar seu horário de alta produção, devem fazê-lo visando a redução considerável na conta; Mercado Livre de Energia: uma solução para a redução da tarifa de energia através da contratação de condições e preços mais favoráveis. Como o próprio nome diz é uma opção que permite aos consumidores comprarem energia elétrica diretamente dos geradores e das empresas comercializadoras, com um ambiente de concorrência livre; Troca de motores: substituição de motores por peças de alto rendimento pode fazer a diferença na conta de energia;  Automação de Processos: Torna mais eficiente as atividades na indústria, seja pela retirada de controles mecânicos e com o controle de processos através dos inversores de frequência; e  Banco de Capacitores: a instalação de Bancos de Capacitores compensam as oscilações de potência dos equipamentos que causam desperdício, aumentam a eficiência no uso da energia e eliminam a multa.

 

Foto: Divulgação

 

Evento aponta cinco soluções para diminuir a conta de energia na indústria
Compartilhe esse post:

Comentários