Evento, realizado em Vitória (ES), reúne o setor, promove networking e aprendizagem
Texto: Redação Revista Anamaco
A Associação dos Comerciantes de Material de Construção do Espírito Santo (Acomac-ES) e o Sindicato do Comércio Varejista de Material de Construção da Grande Vitória (Sindmat), com apoio da Associação Nacional dos Comerciantes de Material de Construção (Anamaco) e da Fecomércio-ES, realizaram entre os dias 23 e 25 de setembro, a 7ª edição do Encontro dos Comerciantes de Material de Construção da Região Sudeste (Ecomac Sudeste).
Realizado no Hotel Senac Ilha do Boi, em Vitória (ES), o evento reuniu mais de 300 empreendedores do setor de todo o País, que puderam participar das palestras e visitar os estandes das indústrias expositoras.
A solenidade de abertura, realizada na sexta-feira, foi animada com a apresentação do Coral Astra, contou com as presenças de Geraldo Defalco, presidente da Anamaco, e Cláudio Sipolatti, vice-presidente da Fecomércio-ES, e de Lesio Contarini Jr., presidente da Acomac-ES e do Sindmat, que, em seu discurso, agradeceu a presença de todos e reforçou a importância do encontro para os empresários realizarem networking e se atualizarem sobre as novidades do mercado.
Ainda na sexta-feira, o senador Marcos Do Val realizou uma palestra rememorando sua trajetória política e seu papel atual. A programação encerrou-se com um jantar seguido de show.
No sábado, Nailson Dalla Bernardina, diretor executivo do Sicoob, fez a palestra “Atual conjuntura do Sistema Financeiro”, em que fez uma explanação sobre o mercado financeiro, suas tendências e o posicionamento de sua entidade no mercado, com um progressivo avanço em mercados vizinhos e o seu crescimento nas operações do mercado bancário capixaba.
Na sequência, em apresentação oferecida pelo Sebrae, William Caldas, com a palestra “Reaprendendo a Vender”, arrancou risos e reflexões da plateia com seu estilo bem-humorado e sua familiaridade com o desafio das empresas que consiste na venda, no trato com o cliente e com a concorrência, inclusive com os desafios que a inovação coloca para o empreendedor manter-se competitivo. Na ocasião, Caldas acentuou aspectos comportamentais essenciais para melhor desempenho da função de vender.
Abrindo a programação da tarde, Richard Moreira, consultor da Inteliex, falou sobre “A Inteligência Executiva em Cenários Mercadológicos de Alta Competividade”, uma abordagem ilustrada e baseada em aspectos antropológicos e multiculturais para contextualizar o universo do comércio varejista orientado para comportamentos e atitudes requeridas por um mundo em transformação acelerada.
Encerrando a programação, Juliano Bortoloto, diretor-presidente do Grupo Todimo, com lojas no Paraná, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, fez uma apresentação sobre o posicionamento da Rede e sua percepção das tendências do comércio varejista e mudanças do comportamento do consumo para o qual sua empresa se mantém atenta.
O executivo destacou o momento favorável que o período da pandemia representou para o setor, com as pessoas ressignificando o conforto doméstico e sua aprovação à política econômica atual, que, na sua percepção, é bem-sucedida.
A programação do evento contemplou um momento de visitação aos estandes, seguindo-se a solenidade de encerramento e show.
Fotos: Bretas/Divulgação