Expectativa boa com a economia
O Índice de Sentimento dos Especialistas em Economia (ISE), calculado pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (Fecomercio) em parceria com a Ordem dos Economistas do Brasil (OEB), registrou alta de 0,9% em abril em relação a março. Com essa variação, o índice geral atinge 110 pontos. Na comparação com o mesmo período do ano passado, o impulso foi de 24%.
A análise dos sub índices que compões o ISE revela que, em abril, os economistas estão 3% mais confiantes na situação econômica atual e 0,8% mais desconfiados quanto ao futuro da economia. No entanto,
Guilherme Dietze, assessor econômico da Fecomercio, destaca que o desencontro dos indicadores não preocupa, já que ambos permanecem acima dos 100 pontos em uma escala que vária de 0 a 200. "Momento atual registra 103,8 pontos e o Futuro, 116,3", informa. "Um resultado que denota otimismo", reforça.
Dos nove itens avaliados pelo indicador, o Cenário internacional foi aquele que apresentou a maior alta, 8% na comparação com março, mas outros cinco quesitos também demonstram a confiança dos economistas. São eles: Nível de Emprego, Oferta de Crédito ao Consumidor, Salários Reais, Taxa de Câmbio e Nível de Atividade Interna - PIB.